5 manobras que mudaram o skate
Listamos cinco pequenos grandes passos da evolução do skate como conhecemos hoje
em 17 de setembro de 2012
Stacy Peralta, Tony Alva, Chad Muska, Rodney Mullen, Daewon Song, Tony Hawk e Danny Way são nomes do skate conhecidos por todos. E não é à toa. Cada um deles deu sua contribuição para transformar o skate de uma brincadeira de adolescentes em um dos mais técnicos e competitivos esportes que existem. Sem eles e tantos outros pioneiros o carrinho ainda seria apenas o “surf de calçada”, um passatempo de surfistas em dias sem onda. Desde essa época até hoje, muitas manobras foram criadas e limites foram superados. Na lista abaixo, cinco desses pequenos passos da evolução do skate como conhecemos hoje:
Carve/Slide – Duas faces da mesma moeda, as rasgadas e deslizadas sobre quatro rodas apareceram nas ruas no início da década de 70, quando surgiram as rodas de poliuretano produzidas a princípio pela Cadillac Wheels. Foi a aderência gerada por essas rodas que permitiu os primeiros grandes slides e carves nas piscinas, dando a base necessária para os praticantes levantarem vôos mais altos. Literalmente.
Ollie – Parece muito simples, mas a manobra que ganhou o apelido de Alan “Ollie” Gelfand, o americano que inventou o pulo de skate em transições e piscinas da Califórnia. São deles os primeiros registros dessa manobra, que tornou-se a base do skate street depois de 1982, quando Rodney Mullen tornou-se o primeiro skatista a acertar um ollie no chão, sem apoio de uma rampa.
Aerial – Um ano depois do Ollie, Tony Alva acertou o primeiro aéreo da história em uma pista de Santa Mônica chamada DogBowl. O mais vencedor entre os Z-Boys, que sozinhos levaram o esporte a um novo patamar no meio dos anos 70, voltou da manobra inventando o b/s 180º, manobra base de todo o skate vertical que nasceu nas piscinas vazias da Costa Oeste dos EUA.
360º Flip – Depois do flip e do heelflip, Rodney Mullen (ele de novo) quebrou uma barreira considerada impossível ao criar o que ele chamou de magic flip, hoje conhecido no Brasil como kickflip e nos EUA como 360 Flip. A manobra que reuniu o giro do flip com uma volta completa do skate na horizontal anunciou o período mais fértil e técnico do skate street, com manobras cada vez mais intricadas e plásticas para quem assiste.
900º – Ninguém acreditava que um skatista um dia conseguiria realizar duas voltas e meia em torno do próprio eixo em um half pipe. Mas o Hawkman provou todos errados em uma data que ficou marcada para sempre no esporte. 28 de julho de 1999 foi o dia em que Tony Hawk acertou o primeiro 900 do skate vertical, uma manobra que só veio a ser superada com o advento da Megarampa.

LEIA TAMBÉM
MAIS LIDAS
-
Trip
Bruce Springsteen “mata o pai” e vai ao cinema
-
Trip
O que a cannabis pode fazer pelo Alzheimer?
-
Trip
Entrevista com Rodrigo Pimentel nas Páginas Negras
-
Trip
5 artistas que o brasileiro ama odiar
-
Trip
Um dedo de discórdia
-
Trip
A ressurreição de Grilo
-
Trip
A primeira entrevista do traficante Marcinho VP em Bangu