O Boticário mantém o maior programa de logística reversa em pontos de coleta do país. Conheça o Boti Recicla
Como você descarta as suas embalagens vazias de cosméticos? A logística reversa é uma das principais soluções para diminuir a quantidade de resíduos gerada em nosso dia a dia, inclusive no que diz respeito aos recipientes de plástico ou de vidro. Pensando nisso, O Boticário criou o Boti Recicla, o maior programa de logística reversa em pontos de coleta do país. Sendo a sustentabilidade um dos principais pilares da marca, pioneira na preservação da flora e da fauna do Brasil, a campanha se tornou permanente e busca gerenciar os riscos ambientais e sociais que são resultado do impacto de sua operação.
"São valores que estão no DNA da marca, não apenas porque nos preocupamos com os impactos no meio ambiente, mas por termos a chance de gerar renda para mais de mil famílias", conta Alexandre Bouza, diretor do Boticário.
O Boti Recicla disponibiliza coletores em todas as suas lojas e, durante a compra, os consumidores são incentivados a descartar as embalagens de maneira sustentável assim que o produto terminar. Todas as mais de 3,7 mil lojas da marca estão preparadas para receber e direcionar esse resíduo para as cooperativas homologadas, que fazem a seleção e a reciclagem dos materiais.
Assim que as embalagens são coletadas, elas são encaminhadas para os catadores e parceiros locais, que direcionam os resíduos para a reciclagem. Envolvendo consumidores, consultores, fornecedores e colaboradores, é possível transformar aquilo que, até então, seria totalmente inutilizado. Com isso, O Boticário consegue sensibilizar cada vez mais pessoas sobre a importância da reciclagem e inspirar positivamente o mercado.
No último mês, O Boticário abriu mão de suas vitrines para alertar os consumidores sobre algo urgente: a reciclagem do lixo. Lojas de São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador tiveram suas fachadas totalmente tomadas por frascos e embalagens vazias, coletados ao longo do ano com o Boti Recicla. O objetivo foi conscientizar sobre a necessidade de direcionar os resíduos sólidos de maneira correta para que possam ser reciclados
ou reutilizados. Em São Paulo, por exemplo, foram cerca de 2 mil embalagens nas vitrines – mesmo volume produzido pela população da cidade a cada segundo.
*Para incentivar a reciclagem, quem entregar embalagens vazias para o Boti Recicla até o final do ano terá direito a um desconto de 5% em novos produtos.