por: IBM

Educadigital: tecnologia e a nova aprendizagem

apresentado por IBM

Segunda convidada da série de podcasts Educação para o futuro, Priscila Gonsales, diretora-executiva do Educadigital fala sobre a sociedade de dados e como ela influencia na aprendizagem

Uma coisa é fato: a tecnologia tem causado uma transformação geral. Ela está presente nos momentos de lazer, no trabalho e também na educação. Você já deve ter percebido como crianças e adolescentes estão cada vez mais ligados ao mundo digital e aprendem a dominar aplicativos, jogos e redes sociais sem muito esforço. 

Nas escolas, principalmente as públicas, não é comum vermos salas de computação cheias e funcionando, mas os celulares estão sempre ali, sendo uma ferramenta eficaz para comunicar e entreter. O que muitos alunos e professores esquecem - ou talvez não saibam - é que os smartphones também são poderosos captadores de dados. 

E é sobre isso que iniciativas como a Educadigital procuram alertar e ensinar. Os dados são muito importantes e é essencial que a proteção deles seja trabalhada com educadores, nas escolas. Ao entrarem em contato com a tecnologia, a cidadania digital e os seus próprios métodos de ensino, professores podem proporcionar uma aprendizagem ainda mais transformadora para os jovens. 

Leia também: Turma do Jiló: Inclusão em escolas públicas 

No segundo episódio da série de podcasts Educação para o futuro, Felipe Solari recebe Priscila Gonsales, jornalista, educadora e diretora-executiva da Educadigital, organização da sociedade civil criada em 2010 para desenvolver ações e projetos de educação aberta na cultura digital. À frente do projeto, ela defende a promoção dos direitos digitais e o incentivo à tecnologia, mostrando que ela não é uma concorrente e sim uma aliada do processo educacional. “O que está envolvido nesse trabalho do futuro que a gente fica com muita dúvida? É o quanto a gente está incentivando a colaboração, a cooperação? Isso é algo que nenhuma máquina vai saber fazer. A cooperação é nossa, é humana”, diz.

Dê o play e confira a conversa!

fechar