Escultura é erguida na África do Sul no local onde líder político foi preso em 1962
A organização mantenedora do site sul-africano The Capture Site ("o local de captura", em tradução livre), que zela pela memória do local onde Nelson Mandela foi capturado como preso político em 1962, deu um passo adiante na preservação da importância histórica da região. A municipalidade de Howick, cidade mais próxima do local onde Mandela foi preso, abraçou a causa da ONG e levantou ali uma homenagem aos dias em que o líder popular ficou detido no presídio de Robben Island.
Mandela passou 27 anos atrás das grades sob o número 46664. E no próximo domingo (5), a prisão de Mandela completa 50 anos, com homenagens que vão ocorrer por todo o território sul-africano. O ex-presidente do país, vencedor do Prêmio Nobel da Paz de 1993 e figura central no fim do apartheid completou 94 anos no último dia 18, quando também recebeu homenagens de todos os cantos do mundo.
"O momento e o local da prisão de Mandela tem uma significância enorme na história da África do Sul", comentou a direção do Capture Site em comunicado oficial. "A oportunidade de marcar esse ponto é uma maneira de construir um legado ainda maior para esse evento."
No aniversário de Mandela, alguns internautas prestaram uma homenagem ao seu legado com o vídeo Mandela Story, que levanta a pergunta: "Teria Nelson Mandela permanecido 27 anos preso se tivesse acesso às tecnologias que temos hoje?".
Vai lá: www.thecapturesite.co.za