Um guia das atrações musicais mais legais da edição deste ano do festival paulistano
Maio em São Paulo é o mês de Virada Cultural. Durante um fim de semana, a cidade é ocupada por shows, peças de teatro, sessões de cinema, intervenções urbanas e exposições, tudo de graça em quase 50 pontos diferentes da cidade, com transporte urbano funcionando durante 24 horas para que você não perca nenhuma das grandes atrações da festa.
Em 2013, a Virada rola nos dias 18 e 19, sábado e domingo, com um sem fim de opções para fãs de todos os estilos de música. Para te ajudar a selecionar o que não deixar de ver, preparamos uma lista com as atrações mais indispensáveis do fim de semana. A lista é longa e inclui shows de 13 palcos diferentes, então o que não falta são boas opções de apresentações nas 24 horas de festa.
1 - Teatro Municipal: Sempre disputados na Virada, os shows do teatro são um capítulo especial do evento. Neste ano tem o cantor Fagner apresentando o repertório de seu primeiro disco, Walter Franco tocando seu Revolver e Jorge Mautner tocando seu disco homônimo de 1974. Os ingressos são limitados, então chegue pelo menos duas horas antes de cada apresentação.
Destaques:
21h: Fagner: toca Manera Fru-Fru Manera (1973)
00h: Odair José toca O Filho de José e Maria (1977)
3h: Ângela Rô Rô toca Ângela Rô Rô (1979)
6h: Walter Franco toca Revolver (1975)
12h: Jorge Mautner toca Jorge Mautner (1974)
2 - Palco Rio Branco: Quem gosta dos estilos mais tradicionais da black music nacional vai ter um prato cheio neste palco, onde três gerações de artistas se encontram durante a virada. De Nelson Triunfo ao rapper Emicida, passando pelos mestres das pick-ups KL Jay e DJ Hum, o palco recebe uma sequência fortíssima de figuras carimbadas da nossa música entre as 21h e as 2h30 da madrugada.
Destaques:
21h20 Nelson Triunfo e o Grupo Funk & Cia
22h30 Emicida
23h50 KL. Jay
01h00 Dj. Hum e Convidados
02h30 Edy Rock
3 - Palco Júlio Prestes: A velha estação de trem volta a receber o "palco principal" da Virada, com atrações para todos os gostos e idades. Tem Gal Costa, Elza Soares, Gabi Amarantos, Criolo, Racionais MCs e muitos outros, incluindo uma apresentação histórica de George Clinton e seu imortal P-Funk All Stars, que sobe ao palco às 3h da matina.
Destaques:
21h- Gal Costa
00h- Black Star (EUA)
03h- George Clinton & P-Funk All Stars
06- Elza Soares + Gabi Amarantos
12h- Criolo
15h- Racionais MCs
4 - Palco São João - Mais uma vez a segunda mais famosa avenida de São Paulo será a casa do rock pra todos os gostos (e de tudo quanto é país). Lobão abre os trabalhos às 18h do sábado e abre caminho para um desfile de estrelas de ontem e hoje. Meia noite tem os americanos do Mondo Generator (comandado por Nick Olivieri, ex-Queens of The Stone Age), um dos shows internacionais mais esperados da Virada. Mas o destaque maior do palco fica por conta dos italianos da Alex Carpani Band, que acompanham o saxofonista David Jackson em seu projeto que relembra o mais do que clássico grupo de rock psicodélico Van der Graaf Generator.
Destaques:
18h Lobão
00h Mondo Generator (EUA)
04h Mão Morta (Portugal)
18h David Jackson (UK) + ACB (Itália) - Van der Graaf Generator
5 - Palco Praça da República - Samba, soul e MPB serão às bolas da vez no palco da praça em 2013. Tem Sombrinha, Almir Guineto, Leandro Lehart, Raça Negra (agora tembém novo queridinho dos alternativos) e Rappin Hood, mas a faixa de programação campeã do palco vai das 2h às 5h30. Primeiro com o Marcos Valle Trio, depois com o multi-homem do soul tupiniquim, Hyldon, que canta acompanhado do veteraníssimo trio Azymuth.
Destaques:
2h Marcos Valle Trio
4h Hyldon e Azymuth
6 - Palco 25 de Março - A música alternativa do Brasil é a estrela do palco que recebe uma sequência imperdível começando às 18h do domingo, com Céu e Otto fechando a programação da Virada. Ainda tem Hurtmold, Mombojó, Passo Torto e Jorge Mautner + Kassin.
Destaques:
18h - Ritmistas, Jorge Mautner e Kassin
20h - Lucas Santtana
22h - Metá Metá
00h - Hurtmold
06h - Vanguart
08h - Mombojó
16h - Céu
18h - Otto
7 - Palco Cásper Líbero - Música - Brasil: na rua Casper Líbero, dois palcos dividem as bandas independentes entre paulistas e brasileiras de outros estados. No palco Brasil, os destaques ficam para o som experimental do Ruído/mm (PR), o pernambucaníssimo Ex Exus (PE), o pós-rock do Burro Morto (PB) e a energia sem fim do Porcas Borboletas (MG)
Destaques:
20h40 – Ruído/mm
4h40 – Ex Exus
11h20 – Burro Morto
15h20 – Porcas Borboletas
8 - Palco Cásper Líbero - Música - São Paulo: Entre as bandas paulistas do palco indie, os maiores destaques estão divididos em dois blocos. Entre as 18h40 e as 22h tem três bandas com um som inventivo e inovador: o Elma, a Tigre Dente de Sabre e o Aeromoças e Tenistas Russas. No domingo são as meninas que comandam a tarde, com Bárbara Eugênia, Andreia Dias e Juliana R.
Destaques:
18h40 – Elma
20h - Tigre Dente de Sabre
21h20 – Aeromoças e Tenistas Russas
14h40 – Bárbara Eugênia
16h – Andreia Dias
17h20 – Juliana R
9 - Palco Estação da Luz: o palco da Luz tem uma ótima programação para crianças na tarde de domingo, mas é na madrugada que ele vai pegar fogo com uma invasão latina na Virada Cultural 2013. Entre as 23h e as 7h sobem ao palco os argentinos da Orquestra Fernandez Fierro (tango), Rascacielos (pós-rock), El Arranque (tango) e 34 Puñaladas (milonga), além dos chilenos do Juana Fé e de sua contagiante mistura de salsa com ska.
Destaques:
23h – Fernandez Fierro (Argentina)
1h – Rascacielos (Argentina)
3h – El Arranque (Argentina)
5h – Juana Fé (Chile)
7h – 34 Puñaladas (Argentina)
10 - Palco Barão de Limeira - a programação mais variada de todos os palcos da virada deixou um pouco a desejar neste ano. Mesmo assim, ali haverá um dos shows mais legais de toda a programação de 2013. Trata-se do Satelite Kingston, cultuadíssima banda argentina de ska, que toca às 7h da manhã do domingo.
Destaque:
7h: Satelite Kingston (Argentina)
11 - Palco Edifício Copan: o palco das divas será montado no início da Avenida Ipiranga, diante do prédio projetado por Oscar Niemeyer. O destaque da programação fica por conta da última faixa de horário da Virada, trazendo shows de quatro musas de quatro gerações diferentes: Marisa Orth, Cida Moreira, Elke Maravilha e Rita Cadillac.
15h – Marisa Orth
16h – Cida Moreira
17h – Elke Maravilha
18h – Rita Cadilac
12 - Palco Largo do Arouche - Brega é a mãe! Mais uma vez, o palco do Arouche recebe os nomes mais românticos e sem-vergonha da programação da Virada Cultural. Para destacar alguns, ali se apresentam o eterno Luiz Caldas, o cigano Sidney Magal, os queridinhos goianos da Banda Uó e um fechamento que promete ser inesquecível com a cantora Fafá de Belém.
Destaques:
21h - Luiz Caldas
23h - Sidney Magal
5h - Banda Uó
17h - Fafá de Belém
13 - Palco Largo São Bento - Na terra prometida dos b-boys paulistanos estará construído o palco da poesia, que reunirá diversos grupos de poetas em uma série de saraus, todos pontuados por grandes shows de rap. Destaques para o Sarau da Cooperifa e para as apresentações de um nome gigante do rap brasileiro old school e por um dos mais admirados MCs da nova escola tupiniquim.
Destaques:
22h – Sarau da Cooperifa
0h20 – Kamau
5h40 – Z’África Brasil
Primeira vez na Virada? Se liga nesse "Guia de Sobreviência" de uma veterana de Virada Cultural, a editora do site da Trip e da Tpm, Flávia Durante, que foi em todas as edições até hoje. 1) Virada Cultural é sinônimo de andar, andar e andar. Então calce o tênis e a roupa mais confortáveis e bora! A previsão de tempo pro final de semana em São Paulo é de friaca e chuviscos, então lembre dos conselhos maternos e "leve um agasalho" ou uma capa de chuva. |
A programação completa da Virada você vê no site oficial do evento.
Vai lá: http://viradacultural.prefeitura.sp.gov.br/programacao/completa