Logo Trip

Um Centímetro Acima

O guitar hero da Tropicália, Lanny Gordin, comenta o novo DVD do Pink Floyd e lamenta: Hippies? Puxa, faz tempo que não vejo um hippie!

Por Redação

em 21 de setembro de 2005

COMPARTILHE facebook share icon whatsapp share icon Twitter X share icon email share icon

Floyd? Já ouvi falar. Não conheço, não, manda, em seu macarrônico sotaque paulistano, Lanny Gordin, o maior guitarrista do Brasil de seu tempo (60/70), em frente à tela. O filme é um clássico da psicodelia. Pink Floyd no auge do egocentrismo, tocando sozinho nas ruínas de Pompéia (Itália) em 1974. Nesse mesmo ano, em São Paulo, Lanny tomava seu sétimo LSD e entrava em erupção ? a droga despertou nele esquizofrenia, quando sentiu-se preso em cores aterradoras. Hoje, aos 51 anos, feliz e em constante recuperação, nem dá pelota ao som dos ingleses. Hippies? Puxa, faz tempo que não vejo um hippie!. Quando fica sabendo que o hippie ali, o baterista Nick Mason, coleciona Ferraris, aponta o dedo para a tela: Pergunte a seus superiores, rapaz! Os garotos de 2003 são melhores! Foram criados no oitavo mundo!.
O som grandiloqüente não lhe diz nada. Floyd mostra fogo e lava em alta definição. Lanny escancara a palma da mão marcada. Queimei com cigarro. Auto-sacrifício. Quem passou 30 anos flutuando entre o céu e o inferno de uma trip de ácido não se abala fácil com as imagens e sons deslumbrados do Floyd. Afinal, Lanny não faz, nem nunca fez, psicodelia. Ele é psicodelia ? nele, o mundo mental toma forma, se torna real. Suas impressões finais: Tudo faz parte da natureza. Tudo mesmo. Aponta os créditos e se dirige ao filme: Um dia I?m gonna see you. Um dia, I?m gonna love you. Vamos voltar à vidinha. Antes de sair, o guitarrista se vira para o repórter: Se eu fosse Deus faria o mundo um centímetro mais alto. Por que um centímetro, Lanny? Tá bom. Um centímetro e meio, então!. BTN

Lanny cai de joelhos ao lembrar de sua última trip de ácido. Na tela, Nick Mason, o colecionador de Ferraris


Pink Floyd ? Live at Pompeii [Universal Pictures]

 

PALAVRAS-CHAVE
COMPARTILHE facebook share icon whatsapp share icon Twitter X share icon email share icon

LEIA TAMBÉM