Por Marcela Paes
em 23 de novembro de 2010
Os fãs que lotaram o Sesc Pinheiros, em São Paulo, pareceram não ter se arrependido da espera para conseguir um ingresso para o show do veterano Lou Reed que aconteceu neste último domingo. Em turnê originada pela remasterização do álbum Metal Machine Music, o músico mostrou porque é um dos grandes nomes do rock. Não é exagero dizer que Lou consegue surpreender e inovar mesmo com um disco lançado em 1975 (que foi chamado de o pior álbum de todos os tempos)
Após uma longa introdução em que só se ouviam microfonia e batidas em um bumbo, Lou Reed entrou de cabeça baixa. O músico não olhou para a plateia e o trio começou com uma pegada barulhenta. Durante quase uma hora de som alto, distorções e ruídos desconfortáveis (que fizeram muita gente questionar a definição de barulho), o público permaneceu quieto. Só o que mudava, de acordo com a intensidade das músicas, eram as luzes do palco. O roadie entrou e saiu várias vezes para trocar as guitarras de Lou, que bancando o maestro dava instruções aos outros músicos o tempo inteiro.
A apresentação causou estranhamento aos desavisados que esperavam um show do Velvet Underground. Alguns foram embora reclamando, e perderam a surpresa que Lou guardou para o final. Só então se ouviu a voz do músico, que sorrindo e emocionado, agradeceu a presença do público e desejou que todos ali tivessem se divertido como o Metal Machine Trio.
Após Lou jogar sua palheta, a plateia que já se aglomerava na frente do palco entrou em êxtase quando os primeiros acordes de “I’ ll Be Your Mirror”, do Velvet Underground, surgiram. Os fãs não perderam tempo e sacaram suas câmeras e celulares para registrar o momento mais esperado por todos.
A noite, que começou fria, terminou de forma calorosa, com Lou se dirigindo à plateia e dando as mãos aos fãs mais próximos do palco, totalmente incrédulos. Uma menina de cabelos loiros, de uns 20 e poucos anos, disparou (e exagerou) assim que Lou deixou o palco: “Ainda bem que estou aqui! Quem é Paul perto do Lou?”
LEIA TAMBÉM
MAIS LIDAS
-
Trip
Bruce Springsteen “mata o pai” e vai ao cinema
-
Trip
O que a cannabis pode fazer pelo Alzheimer?
-
Trip
Entrevista com Rodrigo Pimentel nas Páginas Negras
-
Trip
5 artistas que o brasileiro ama odiar
-
Trip
A ressurreição de Grilo
-
Trip
Um dedo de discórdia
-
Trip
A primeira entrevista do traficante Marcinho VP em Bangu