Radiohead 8-bits

por Luiz Filipe Tavares

Álbum Kid A ganha versão chiptune na internet

Se você é maluco pelo Radiohead, com certeza já conhyece o trabalho do produtor australiano Quinton Sung. No ano passado, o remixer ganhou fama entre os fãs da banda liderada por Thom Yorke transformando o clássico maior do grupo, OK Computer, em chiptune music, a popular "música de video game 8-bits", arrancando gritos de ódio e de alegria na mesma proporção. Nesta semana, o nome de Sung reapareceu agora com o remake de Kid A, lançado pela banda em 2000.

O disco foi o quarto álbum da banda britânica, vendendo 300 mil cópias só na Inglaterra na primeira semana de seu lançamento. Kid A foi um divisor de águas na carreira do grupo, pendendo para um lado um mais eletrônico do que os indies fãs da banda estavam acostumados. Alí estão clássicos do calibre de "The National Anthem", "Optimistic", "Idioteque" e "Motion Picture Soundtrack", todas ainda hoje presentes nos set lists da banda e que também integram o disco de remixes do produtor australiano.

O chiptune music nasceu como uma brincadeira na música eletrônica, mas a cada dia ganha mais adeptos e produtores aventureiros, figurando em trilhas cinematográficas e fazendo a cabeça dos fãs mais ecléticos de e-music. Pela estética ligada ao som das primeiras gerações de videogames, o estilo também é apreciado por gamers fanáticos por jogos e consoles antigos, a cada dia se firmando como estilo de música sério e viável.

Logo abaixo você ouve na íntegra a versão 8-bits de Kid A, um dos maiores sucessos comerciais da história do Radiohead.

Vai lá: www.youtube.com/user/QuintonSung

fechar