O que faz uma empresa ser relevante e se destacar em um cenário no qual infinitas marcas disputam a preferência de pessoas cada vez mais críticas e conscientes da força de seu poder de escolha?
A pergunta é comum quando estamos prestes a penetrar num ambiente novo. Vale para quem chega à recepção de um edifício, vale para a marca que pretende mergulhar no universo emocional de uma pessoa.
Sim, ainda que inconscientemente, uma pessoa física se relacionando com uma pessoa jurídica quer saber bem mais do que aquilo que ela tem para vender, quanto custa e em quantas vezes pode pagar. Ela precisa entender o que pensa, para onde vai e como aquela entidade quer estar na sociedade e no mundo. Mas se fosse fácil entender e dizer para o mundo quem somos, terapeutas e psicanalistas estariam desempregados.
Depois de mais de três décadas investigando os desejos, as crenças, as migrações de comportamento e as infinitas subdivisões e nuances dos mais diferentes grupos sociais e corporações, a Trip desenvolveu uma área de inteligência que vem nos últimos anos ajudando marcas importantes a irem mais fundo na compreensão de suas identidades e no polimento e afinação de seus valores, propósitos e posicionamentos.
A consequência é uma evolução exponencial na maneira como elas se relacionam com seus públicos internos e externos e com o mundo. O resultado desses trabalhos tem sido um aumento significativo da percepção do valor dessas companhias, de seus serviços, de seus produtos, de seus colaboradores e, mais que tudo, de sua existência e relevância no teatro social. E, por fim, mas não menos importante, um aumento dos resultados financeiros e do seu valor de mercado.
Entenda como a Trip vem ajudando marcas a mergulharem mais fundo na compreensão de suas identidades e narrativas, projetando-as para o futuro e transformando positivamente a maneira como elas vibram e se relacionam com seus públicos e com o mundo. Os cases a seguir são bons exemplos de como esse processo e os seus desdobramentos podem fortalecer as diversas maneiras de uma marca agir, se expressar e interagir com o mundo.
GRUPO ULTRA
O Grupo Ultra, a 7ª maior empresa privada do País (ranking Valor 1000), convidou a Trip em 2023 para revisitar sua essência e, a partir de um processo de releitura dos principais marcos de seus 87 anos de história, ajudá-lo a consolidar a transição de gestão e a projetar o posicionamento futuro da organização. Nossa consultoria atuou nos processos de investigar os pontos comuns e alinhar a antiga e a nova geração de líderes sobre o propósito e as visões de mundo e de futuro da empresa, encontrar e refinar os fundamentos para a revisão da essência da marca da companhia além de criar e executar uma nova logomarca capaz de expressar com precisão a nova e pujante fase da organização.
MRV&CO
O início da colaboração entre Trip e MRV&CO se deu com o convite para a concepção e o desenvolvimento do Prêmio Habitability que em 2021 homenageou pessoas e projetos que através da inteligência aplicada à arquitetura e ao urbanismo, apontam soluções para as questões urgentes das nossas cidades e da nossa gente. O evento foi uma maneira de materializar a essência da empresa. O projeto incluiu a concepção e alinhamento editorial do evento aos temas abordados em campanha da marca, desenvolvimento de categorias, criação de dinâmica de curadoria e seleção de nomes de curadores convidados para selecionar os homenageados e produção do evento. Em 2024, como consequência do trabalho inicial, fomos convidados pela empresa a ajudá-la a alinhar seu posicionamento a partir do repertório pré-existente da Trip e de trabalhos desenvolvidos ao longo do tempo pela própria empresa. O vetor para expressar essa essência seria um novo site institucional, concebido para trabalhar a reputação da empresa.
NETFLIX
Depois de um evento de sucesso no início de 2020, a Netflix tinha o desafio de transpor a lógica e energia do Tudum, voltado para o público de 16 a 22 anos, para um projeto editorial que pudesse retomar seu poder de atrair a camada mais jovem da sociedade que vinha se deslocando para a concorrência. Nosso trabalho incluiu a conceituação da submarca Tudum, o desenvolvimento da linha editorial do Almanaque e a coordenação, produção, impressão e distribuição das 200 mil cópias impressas em cada uma das edições lançadas (2020 e 2021).
GOL
A parceria entre GOL e Trip teve início em 2002, com a criação da revista de bordo da companhia, e assumiu diversos formatos desde então. Os grandes movimentos mais recentes foram o trabalho de resgate e aprofundamento da Essência GOL (2017) e o posterior desdobramento de seus achados em formatos como a concepção e produção de séries de vídeos expressando o posicionamento da GOL durante a pandemia, o estudo e desenvolvimento de projetos sobre a Atitude GOL junto à equipe de Gente e Cultura, a estruturação do Comitê ESG da GOL e o Filme-Manifesto.
GEN-T
Fundada por um grupo de cientistas da Universidade de São Paulo, liderado pela
professora Lygia da Veiga Pereira e com investidores respeitados como Armínio Fraga
e Eduardo Mufarrej, essa startup de biogenética tem como objetivo mapear a diversidade genética do brasileiro. O trabalho de Deep Dive realizado pela Trip foi a base para a estruturação do seu posicionamento, para o naming, criação de marca e logotipo e para toda a identidade visual, expressando os aspectos tangíveis e intangíveis contidos na ideia do negócio. Nesse sentido, GEN-T carrega tanto o significado da "matéria-prima" do projeto de ciência quanto de seu aspecto "histórico e antropológico", que busca investigar, identificar e explicar em toda a sua amplitude, a verdadeira identidade do povo brasileiro. A nossa gente.
BANCO DO BRASIL
O objetivo do projeto Inspira BB, cocriado pela Trip sob demanda do Banco do Brasil, foi compartilhar conhecimentos e inspirar reflexões sobre temas de difícil abordagem para uma organização gigante e centenária. Assuntos como diversidade de gênero, medo do envelhecimento, a tecnologia como ameaça ao emprego, racismo e tantas outras questões agudas. A Trip entregou a concepção e desenvolvimento da melhor maneira de selecionar e abordar os temas demandados pelo cliente, a criação do conceito do evento, com dinâmicas para interação entre convidados externos e colaboradores do Banco e doze encontros bimestrais para até 1000 convidados cada em seis capitais, transmitidos para os 100 mil colaboradores do BB.
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MADERO
O trabalho com Madero teve início com um projeto de Essência de Marca para revelar e definir seus valores e características únicas, além de extensa pesquisa sobre o setor de alimentação denominado “casual dining” no Brasil e no mundo. A partir daí, foi estabelecido o posicionamento da marca e da companhia. O trabalho seguiu em frentes como séries de vídeos que traduziam a essência da empresa, concepção e desenvolvimento de pitch deck para captação de investidor internacional, broadside e KVs de campanha, apoio na coordenação das agências de publicidade, digital, social e PR e apoio às estratégias e discursos de posicionamento em diferentes crises de comunicação.
BETTER DRINKS
Better Drinks é uma startup do segmento de bebidas fundada por ex sócios da Ambev que adquiriu e consolidou marcas como Cerveja Praya, BaerMate e Five Drinks. Como empresa de rápido crescimento, ela buscava ressignificação e maior clareza de propósito, fortalecimento da cultura interna formada pela soma de várias culturas pré-existentes e reflexão e posicionamento do grupo sobre os riscos do consumo excessivo de álcool. As entregas da Trip incluíram o posicionamento, tagline, manifesto e vídeo com os principais trechos das entrevistas que estruturam toda a lógica dos achados e conclusões. Como desdobramento do trabalho, a Better Drinks criou internamente materiais como seu site ESG, manifestos e vídeos como forma de traduzir seu posicionamento e cultura para novos colaboradores, parceiros e investidores.
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