Pianos abandonados

por Luiz Filipe Tavares

Crise transforma arte em ruínas; fotógrafos transformam ruinas em arte de novo

Quando um piano, que é o instrumento mais completo de toda a tradição ocidental, vira parte do cenário de uma ruína, sentimos uma coisa estranha, como se a vida tivesse sido arrancada do objeto. Naquele teclado, ninguém mais poderá tocar uma valsa, compor uma sinfonia ou mesmo brincar de martelar as teclas pretas e brancas de um som tão doce. 

Nos EUA, assim como em outros países atingidos seriamente pela crise financeira de 2008, o número de imoveis abandonados vem crescendo vertiginosamente. Com essa estatística, sobe também o número de foruns de discussão e de sites dedicados à fotografia desses prédios em ruínas. No Flickr, Deviant Art e em sites especializados em fotografia, a expansão da "exploração urbana" é notável e ganha cada vez mais subdivisões. Fotos de pianos abandonados, assim como de outros instrumentos musicais, é uma dessas manifestações.

Aqui no site da Trip já publicamos séries de fotos de grandes cidades americanas deixadas às moscas, de teatros antigos abandonados entre outros registros dessas explorações. A tristeza e solidão que essas galerias de imagens passam são impressionantes e chegam muitas vezes a chocar quem as vê. No caso dos pianos, que você vê na galeria acima, esse sentimento se acentua justamente porque, sem funcionar, esses objetos que são sinônimos de arte tornam-se absolutamente obsoletos, como um aquário sem peixes. 

Se você se interessa por esse tipo de fotografia, não deixe de explorar as galerias presentes no Urban Ghosts, no Deviant Art e no Flickr.

Vai lá: www.urbanghostsmedia.com

fechar