Trip
Pesquisas sobre a Felicidade
em 16 de agosto de 2013
Expectativas de felicidade
Ao ler pesquisa do Instituto Gallup na qual foram entrevistadas 200 mil pessoas, em 158 países, sobre suas expectativas de felicidade no presente momento e nos próximos 5 anos, me surpreendi com algumas informações acerca de nosso país.
A pesquisa mostrou que as mulheres brasileiras são mais felizes que os homens. Demonstrou também que a mulher, no nosso país, alcançou maior índice no item educação que os homens. Em 1999 a média da educação feminina ultrapassou a média da educação masculina. Nos últimos 10 anos a renda do trabalho das mulheres aumentou em 47% e a dos homens 21%. Na pesquisa, as mulheres solteiras do mundo inteiro, se mostraram muito mais felizes que as casadas, até na velhice. Esta parecendo que o casamento diminui a felicidade. Creio que não seja o casamento e sim as responsabilidades oriundas e o machismo.
Dinheiro compra felicidade? A pesquisa indicaram que a renda até certa quantia, digamos rendimentos de 500 mil dólares anuais, influencia sim no sentimento de felicidade das pessoas. Mas que também dessa quantia para cima, os ganhos tornam-se indiferentes e já deixa de ter influência na porcentagem de felicidade das pessoas assim privilegiadas. Pesquisas anteriores indicavam que, por exemplo, os colombianos eram mais felizes que os suíços. A pesquisa recente demonstra que o povo de Gana, com toda sua pobreza, miséria, exploração européia e problemas dai provenientes, é muito mais feliz que os americanos e os japoneses com toda suas riquezas e oportunidades.
Dinheiro compra coisas, essa coisas nos proporcionam conforto, alegria e entretenimento; isso nos faz mais felizes? O povo inculto e primitivo é mais feliz que o sofisticado, tecnológico e que é dono do mundo? A preocupação e a responsabilidade que vêm coladas ao conhecimento nos faz menos felizes? Felicidade é ignorar, não saber, viver instintos e natureza? Às vezes fico pensando que somos tão efêmeros e de tão curta existência, para que tanta preocupação?
**
Luiz Mendes
15/08/2013.
LEIA TAMBÉM
MAIS LIDAS
-
Trip
Bruce Springsteen “mata o pai” e vai ao cinema
-
Trip
5 artistas que o brasileiro ama odiar
-
Trip
A ressurreição de Grilo
-
Trip
Um dedo de discórdia
-
Trip
Entrevista com Rodrigo Pimentel nas Páginas Negras
-
Trip
A guerra e a paz de Black Alien
-
Trip
A primeira entrevista do traficante Marcinho VP em Bangu