Em obra do artista alemão Christian Jankowski, levantadores de peso da Polônia tentam carregar estátuas públicas na capital do país
Varsóvia foi completamente destruída durante a Segunda Guerra Mundial, depois de ser ocupada pelos nazistas. Precisou ser reconstruída, muitas partes quase do zero, não sem antes sofrer alguns anos sob o domínio da União Soviética de Josef Stalin.
Com isso em mente, fica claro o comentário político da instalação Heavy Weight History, de Christian Jankowski: a obra reúne fotografias e um filme de 25 minutos que registram um grupo de halterofilistas poloneses tentando levantar monumentos públicos da cidade.
"Vestidos com as cores nacionais, os campeões de levantamento de peso da Polônia se esforçam para elevar gigantescos monumentos de bronze e tijolo, metaforicamente tentando levantar o próprio peso da história para os seus ombros", afirma o texto de apresentação da instalação, exposta na Lisson Galery, em Londres, no ano passado, e criada pelo artista alemão especialmente para uma retrospectiva de seus trabalho em uma galeria polonesa.
Os desafios aos polacos fortões incluem memoriais do comunismo, uma estátua do ex-presidente americano Ronald Reagan e várias imagens tradicionais da cidade.
Como em outras obras de Jankowski, a performance aproveitar para criticar a mídia e programas de realidade: ela foi documentada como se fosse um programa de televisão sobre um esporte competitivo, com direito a um comentarista polonês famoso narrando tudo.