Passado e futuro não importam

por Luiz Alberto Mendes

 

Aqui e Agora

 

A vida se desenrola e só tem substância no instante em que se vive. Vivemos em permanente troca entre o que propomos à vida e o que a vida nos propõe. O aqui é expansivo porque relativo ao lugar onde estamos. Podemos estar em muitos lugares. O agora é o instante. A vida consiste de todo o conjunto de instantes. Mas só podemos estar em um lugar e em determinado momento de cada vez.

Mesmo por isso há muitos antes, infinitas possibilidades de depois e só um agora. Aconteceram e acontecerão muitas coisas. A vida não para de acontecer. Mas tudo acontece aqui e agora. Só depois de ocorrer se torna antes. Mesmo por isso tudo o que propusemos ou a vida nos propôs, já não tem mais valor. Tornou-se antes. Todo mal que sofremos ou fizemos sofrer; todo bem que fizemos ou que nos foi feito. Tudo o que vivemos ou deixamos de viver, não importa. Assim como toda infinitude de coisas que possa vir a ser também não importam. Talvez não importe errar 99 vezes antes, se acertar uma agora. Depois acontecem reações, mas é no agora que ocorre a ação.

Importa sim, e completamente, o que, no aqui e no agora estamos fazendo com tudo o que nos aconteceu. É a única coisa palpável dessa relação. A nossa história pessoal e depois coletiva constituem o substrato, mas aqui e agora é invenção também. O que estamos fazendo nesse instante com o material que temos de antes será sempre algo novo, quiçá revolucionário. Será o que fizermos no aqui e agora que inaugurará o futuro, produzindo o depois.

“Não importa o que o mundo fez de você. Importa o que você faz do que o mundo fez de você.”  Jean Paul Sartre.

                                       **

Luiz Mendes

08/12/2011     

 

 

fechar