Outra política vem aí

por Alê Youssef

Quase 1000 pessoas foram ao Studio SP participar do Festival Trip de Política

 

976. Esse é  expressivo número de pessoas que num domingão de sol, Fórmula 1 e jogos decisivos do Brasileirão, foram ao Studio SP para buscar novas maneiras de pensar e fazer política.

O sucesso do primeiro Festival Trip de Política, é a demostração clara de que, ao contrário do que é usual imaginar, as pessoas se interessam sim por política, especialmente quando ela pode ser feita de um jeito diferente.

Nas cinco horas de evento, vi muita gente bacana se encontrar e falar sobre projetos, idéias de atuação, eleições, políticas públicas etc. As principais estrelas do Festival, estavam na platéia. Muita gente interessante que andava desinteressada apareceu pra mostrar a cara e se expressar. Ser esse ponto de encontro, foi o grande barato do Festival.

Ronaldo Lemos, Fernando Gabeira, Lucio Maia e sua banda Maquinado, João Wainer André Fischer, Mario Sérgio Cortella, Carlos Nader, Lais Bodanski, Tia Dag, Instituto com Ganjaman, Funk Buia, Kamau e compahia cumpriram muito bem o papel de discutir política de um jeito absolutamente diferente.

Para mim, que sempre tive forte atuação política mesmo quando não ocupei cargos públicos, participar da realização de um evento como esse foi a concretização de um sonho: unir a atividade cultural e as expressões do comportamento jovem que estão tão presentes em meus projetos atuais (Studio SP e Overmundo), com a política real, com P maiúsculo. Acredito de verdade que um movimento de transformação da prática política pode estar começando a partir das  discussões e encontros que aconteceram em plena Rua Augusta, símbolo da vanguarda cultural da cidade.

Provamos que é possível discutir política sem gravata, em alto nível, longe das caretices e próxima de novos valores como transparência, simplicidade e cabeça aberta para o novo.

Creio que o Festival Trip de Política tem tudo para entrar com força na agenda política brasileria. Outra política vem aí.

Na foto, eu e Fernando Luna abrindo os trabalhos do Festival

fechar