Logo Trip

No clube do Thom

O percussionista Mauro Refosco fala sobre sua participação na nova superbanda de Thom Yorke

Nova banda de Thom Yorke

Nova banda de Thom Yorke


Por Guilherme Werneck

em 30 de setembro de 2009

COMPARTILHE facebook share icon whatsapp share icon Twitter X share icon email share icon

Ontem correu o mundo a notícia de que Thom York estava montando uma superbanda para tocar seu primeiro disco solo, The Eraser, lançado em 2006. Os nomes estelares da banda eram o produtor do Radiohead Nigel Godrich, e Flea, o baixista do Red Hot Chilli Peppers. Mas na cozinha a coisa também esquenta, com o baterista Joey Waronker e o percussionista catarinense e blogueiro da Trip Mauro Refosco. Para entender a dimensão deste novo projeto e também para falar de novidades do Forro In the Dark, do qual faz parte, Refosco, que acaba de participar da turnê européia de David Byrne, conversou com a Trip por telefone, de Los Angeles, onde está ensaiando para os shows do dia 4 e 5 de outubro.

Como o Thom York chegou até você?
O Thom estava a fim de tocar ao vivo o The Eraser. Como o disco tem muita programação com beats bem quebrados, um baterista só não ia conseguir reproduzir tudo, e ele não queria usar samplers. Eu já conhecia o Joey, que é o baterista, e ele me chamou para o grupo.

E vocês estão ensaiando faz tempo?
Há umas duas semanas, aqui em Los Angeles.

Como é trabalhar com o Thom Yorke? Quais os desafios de fazer o Eraser ao vivo?
O Thom é bem tranquilo. Uma coisa interessante em relação ao Eraser é que ele realmente escuta tudo o que é beat de um jeito próprio, que não é muito certo, mas é o que está na cabeça dele. É orgânico para ele.

Você já ouvia Radiohead?
Sim, adoro Ok Computer, ouvi o Amnesiac bastante e vi o show deles no ano passado. Impressionante.

E como o Flea se encaixa nesse projeto?
A gente tem aquela imagem do Red Hot, do slap, do funk, mas ele é um cara supereducado. Toca trumpete também, tem um lance com o jazz, saca super de harmonia. Sabia que ele toca com o Ornette Coleman de vez em quando? Ele é um supermúsico que encaixa bem, não é só um baixista.

Além do Eraser, vão rolar outras coisas?
Vão ter duas músicas novas do Thom York, “Feeling Pulled Apart by Horses” e “The Hollow Earth”. E também “Paperback Writer”.

E o Forro in the Dark, tem novidades?
Sim, vamos lançar o disco novo no dia 13 de outubro. Vai sair por um selo da revista National Geographic. E daí a gente sai em turnê pelos Estados Unidos e pela Europa.

Alguma chance de voltar ao Brasil?
Ainda não tem nada programado. Terminamos a turnê no verão daí e no verão nada funciona, né? [Risos.]

PALAVRAS-CHAVE
COMPARTILHE facebook share icon whatsapp share icon Twitter X share icon email share icon

LEIA TAMBÉM