Natura Musical 2014

por Camila Eiroa

Conheça os artistas da música brasileira que vão ser patrocinados pelo projeto ano que vem

Nesta semana a Natura organizou uma coletiva de imprensa em São Paulo para divulgar os projetos musicais que receberão patrocínio da marca no ano que vem. O Natura Musical existe há oito anos e é um programa de valorização da música nacional. Foram mais de 200 projetos patrocinados, mais de 900 shows e muitos CDs, DVDs, livros e filmes. Artistas que são grandes nomes da música brasileira hoje já passaram pela mão do projeto, como por exemplo Tulipa Ruiz, Marcelo Jeneci, Céu, Karina Buhr, Luê, Roberta Sá e támbém projetos de Arnaldo Antunes e Ney Matogrosso.

Entre os nomes para o próximo ano, Elba Ramalho aparece ao lado do grupo instrumental SaGrama, do sanfoneiro Marcelo Caldi e do quarteto de cordas Encore, juntos homenageando Luiz Gonzaga e outros compositores brasileiros. Nação Zumbi vai lançar, após 8 anos, um novo álbum de inéditas. Na galeria de fotos acima você pode conhecer todos os selecionados de 2014.

Tudo isso surgiu com as visíveis mudanças no mercado fonográfico, em que as gravadoras ficaram um pouco alheias aos novos meios de consumo de música, principalmente o compartilhamento virtual. Essa transformação, inclusive, fez parte da fala de Pena Schmidt, produtor musical e curador do projeto Natura Musical, que analisou todos os artistas dos editais.

“A música brasileira se transformou em algo totalmente diferente do que era há 10 anos atrás. Mesmo com isso, ainda se mostra a mesma coisa. O que a gente vê aqui é uma música que nasce através do contato do artista com seu público. A partir do amor à tradição que existe sem que seja necessário ser promovido ou divulgado. Ao mesmo tempo, tudo aqui é muito moderno e contemporâneo, feito hoje. As formas são muito diversas, mas todas têm essa característica de serem autônomas. Projetos que nascem do coração dos artistas, de uma vida trabalhando na mesma direção. Eu vejo coisas interessantes aqui. Nós já não estamos no entretenimento, fazemos parte da arte. A parte mais divertida da coisa é imaginar que cada um pode dar certo à sua maneira.“, disse Pena durante a divulgação dos nomes.

Fernanda Takai, uma das escolhidas do edital de Minas Gerais deste ano, vai gravar seu 4º CD solo e divulgá-lo em turnê por São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Ela também falou sobre a forma de atuação do projeto: “Eu estou no bloco de artistas que já têm uma carreira, mas que ainda têm coisas a dizer e precisa de fôlego. A gente está passando sozinho por toda essa mudança de mercado, e não só da música. O mercado de jornais e revistas está mudando bruscamente, eu até falo para os meus amigos jornalistas que eles estão passando pelo que a música passou há uns 8 anos: o Mp3, não querer mais gravar e editar, juntar as coisas... Ai a gente tem que arranjar formas de continuar. A Natura ajuda muito com um programa desses, que é ao longo prazo. Assim como pelo jeito que ela seleciona os talentos novos, que sim, têm que aparecer, e deixando os artistas que estão aí mostrar o que ainda estão produzindo. Eles aceitam seu projeto como ele está. Isso é o ideal, é como se fosse uma gravadora dos sonhos."

O paraense Felipe Cordeiro vai fazer turnê do seu último disco, lançado em 2013, Se apaixone pela loucura do seu amor, e contou para a Trip quais as expectativas: 'É a primeira vez que eu vou poder fazer um show com a estrutura que eu quero e desejo, um espetáculo como o que eu sonhava e não poderia fazer sozinho. Uma parceria dessa com a Natura Musical permite que a gente sonhe com o espetáculo e leve uma estrutura de som e de luz realmente boas. Vai ser muito importante pra mim.

Vai lá: www.naturamusical.com.br

fechar