por Heitor Flumian
Trip #218

Christopher Soghoian, Ativista e blogueiro, é um defensor da privacidade on-line

Você pode não saber quem é Christopher Soghoian, mas o governo dos Estados Unidos e as grandes empresas de tecnologia sabem. Ativista e blogueiro, esse especialista em ciência da computação é um defensor da privacidade on-line: em 2009, liderou campanha vencedora para obrigar o Google a tornar padrão o sistema de encriptação que protege os dados pessoais de quem usa o Gmail. Até ali, dependia do usuário (que desconhecia a possibilidade) acionar o recurso.

Algum dia será possível navegar na internet com segurança total? É quase impossível ficar seguro on-line se você usa um serviço fornecido por uma empresa que quer coletar suas informações mais sigilosas. Cada vez mais usamos serviços de comunicação “gratuitos”: Facebook, Twitter, Google. Mas não tem almoço grátis. As informações sobre nossas atividades on-line são analisadas para alimentar propaganda.

Como ter mais privacidade on-line? O paradigma dos serviços gratuitos terá que mudar. Empresas como Google e Facebook têm milhares de engenheiros trabalhando para elas, e eles precisam ser pagos. Ou pagamos taxas para usar seus serviços ou damos a eles nossas informações. Até que paguemos em dinheiro, não podemos esperar que deixem de consumir nossos dados. 

matérias relacionadas