Mulher é melhor!
Santa Catarina em geral e Florianópolis em especial deveriam ser mais bem estudadas
Por Redação
em 21 de setembro de 2005
Santa Catarina em geral e Florianópolis em especial deveriam ser mais bem estudadas.
A cada chance que tenho de visitá-las, mais me interessam as soluções que esses pontos do Brasil têm encontrado para oferecer um ‘lifestyle’ que, já há cerca de duas décadas, tornou-se espécie de unanimidade entre os que se põem a discutir ‘qualidade de vida’.
O notável arquiteto Paulo Mendes da Rocha repele a expressão. Para ele, a vida tem qualidade independente do cenário. Em seu caso, por exemplo, o centro deteriorado de São Paulo parece transformar-se numa espécie de Paris tropicalizada, com direito à Notre Dame da Sé, e a ‘clochards’ esmolando com elegância.
Com todo respeito a quem conhece bem mais sobre urbanismo e vida do que eu, é admirável chegar a uma capital brasileira e lembrar que ela pode ser limpa, ter as coisas funcionando, harmonizar-se de forma especial com a natureza, e, fundamentalmente, ter seus cidadãos profundamente felizes com a cidade e seus administradores.
Paranóia
No domingo, presenciei uma cena impensável para um paulistano doutrinado pela paranóia reinante. A prefeita de Florianópolis, Angela Amin, descia de seu próprio automóvel, na famosa Avenida Beira Mar, acompanhada apenas pela careca reluzente de seu inseparável Esperidião. Com roupas elegantemente sóbrias e adequadas ao dia cinzento e chuvoso, dona Angela caminhou serena entre seus conterrâneos, que invariavelmente demonstravam respeito, admiração e, principalmente, gratidão à prefeita.
É consenso na cidade, até entre seus opositores, que a esposa do governador, em seu segundo mandato, já detém o título de melhor administradora que a cidade já teve. Talvez se encontre aí uma parte das explicações que levam aos índices cada dia mais altos que apontam para a candidatura de Roseana Sarney à presidência da República.
É possível que, como alternativa às carrancas reinantes na política brasileira e mundial, o povo esteja, conscientemente ou não, buscando um pouco da sensibilidade e da sutileza da mulher para conduzir o país de forma mais humana. Sem entrar no mérito político ou administrativo das senhoras em questão, uma boa olhada para o semblante do ACM, Itamar, Ciro, Lula, etc, faz qualquer um sonhar com uma mulher ocupando seus lugares.
Já que o país não conseguiu o pai que tanto procurou, quem sabe uma mãe não conforte a dor e cicatrize tantas feridas.
LEIA TAMBÉM
MAIS LIDAS
-
Trip
Bruce Springsteen “mata o pai” e vai ao cinema
-
Trip
O que a cannabis pode fazer pelo Alzheimer?
-
Trip
Entrevista com Rodrigo Pimentel nas Páginas Negras
-
Trip
5 artistas que o brasileiro ama odiar
-
Trip
A ressurreição de Grilo
-
Trip
Um dedo de discórdia
-
Trip
A primeira entrevista do traficante Marcinho VP em Bangu