Caro Paulo, Encolhi a agência! Mais que isso, mudei a natureza do negócio: juntei a Guima debaixo da Thymus e abri mão de publicidade! Quem me conhece, como você, sabe que não enlouqueci. Pelo contrário, apostei na minha lucidez que me fala de um futuro em que empresas e pessoas vão se levar muito mais a sério e se tratar com real lealdade e inte-resse. E a publicidade tem um papel muito pequeno nesse futuro. O que terá valor efetivo ? a alma do negócio ? será a expe-riência concreta que uma pessoa poderá ter com a marca e não apenas uma comunicação oficial e positiva sobre ela, como a publicidade. E isso é branding. Até aí nenhuma novidade porque, se for uma experiência concreta da marca, a publicidade também é branding. O que algumas pessoas não entendem é por que precisei abrir mão de publicidade para me dedicar ao branding. Eu queria me sentir mais à vontade para fazer recomendações estratégicas aos clientes e isso não seria possível se eu tivesse interesse, ou rabo preso, em alguma atividade ou empresa que fosse recomendar. É necessário escolher ? procedimento normal no mundo das consultorias sérias. Enfim: fiquei menor, mais livre e com um valor muito maior para o mercado. Diminuir para crescer Estou feliz e queria te pedir licença para usar a coluna e agradecer os amigos que ligaram e escreveram dando uma força e os parabéns pela coragem da decisão de diminuir o negócio. Mas, para que não me tomem como o corajoso que não sou, devo dizer que não precisei de coragem alguma para decidir. O que fiz foi olhar para a frente, e isso quer dizer literalmente não olhar para trás nem para os lados. Atrás está o sucesso e o conhecido, que nos prendem no passado; ao lado estão os nossos iguais, que raramente entendem nossa decisão quando ela é diferente. Olhando para a frente vi o mundo melhor ? isso foi suficiente para abandonar toda a circunstância que me segurava no passado. Pensando bem, acho que coragem não é a força que nos joga na direção do futuro. É a dor ou a visão. A dor nos empurra para o futuro quando uma situação nos incomoda de tal forma que fica insuportável continuar na mesma posição. E a visão nos atrai para o futuro porque lá se vislumbra algo melhor do que se tem. No meu caso, fui atraído por uma visão que mostra executivos competentes comprometidos com a construção de empresas capazes de gerar resultados que sejam fruto da real satisfação de seus consumidores ? funcionários, acionistas, fornecedores, todos.Olho mágico Vejo também os consumidores cada vez mais conscientes de seus direitos e deveres, se organizando em comunidades de inte-resses, pressionando e orientando as empresas a funcionarem de forma mais integrada com a sociedade. Vejo a tecnologia acelerando o tempo de tal forma que o tempo real sucateará imagens que não se apóiem na realidade, seja de produto, de empresa, de governo, o que for. Vejo a sociedade amadurecendo com uma velocidade absurda. Vejo que os problemas que o Fernando Meirelles mostra no Cidade de Deus estão cada vez mais à mostra, provocando reflexão e ação. Se o PT hoje tem um candidato com chance de ser presidente da República do Brasil, não é por reconhecimento de competência, mas por desespero do povo de mudar logo essa realidade. Pessoas terão mais urgência de soluções e mais instrumentos para mudar. E quero participar ativamente dessa mudança como um desses instrumentos. Paulo, o que diminuiu a necessidade de co-ragem é que fui muito estimulado por amigos, clientes, empresários, todo tipo de visionários, que lideram suas corporações, que estão se transformando e transformando seus mercados. Aliás, você é um desses. Guardei bem na memória a gargalhada de satisfação que você deu no telefone quando te contei da decisão. Desse jeito fica até difícil não olhar para a frente e não ver o futuro sorrir, mesmo que a gente more num bairro melhorzinho que a Cidade de Deus. Paulo, acho que hoje exagerei na primeira pessoa. Mas não podia ser diferente. Estou tão cheio de mim que só ia sair eus daqui de dentro. Meu abraço,*Ricardo Guimarães, presidente da Guimarães Profissionais de Comunicação e Marketing e vai votar em José Serra. Seu e-mail é: ricardo@guimaraes.com.br