Exposição que mistura pintura e fotografia transforma águas salgadas em paisagens etéreas
"Mar" é o título e tema da exposição que vai reunir trabalhos do pintor Sérgio Lucena e do fotógrafo Alberto deC. Alves. Com abertura no dia 9/11, a mostra leva o mar para além da areia e das ondas.
De um lado, quadros etéreos e quase abstratos retratando o que vê Lucena, paraibano e surfista: "Sou basicamente um pintor figurativo. Desde 2007, venho desenvolvendo um trabalho que caminha para um dimensão abstrata. Nesse contexto, a pintura marítima funciona com um momento de intervalo entre uma pintura dessa série mais abstrata e outra. A paisagem do mar é um lugar de descanso e contemplação. Pintando essas marinhas, eu sedimento determinados valores e eles me dão condições para tentar uma nova investida nesse caminho novo que eu estou trilhando", disse ele.
Do outro, as fotografias feitas sob a luz da lua cheia em praias do litoral sul fluminense de Alves, ex-surfista profissional. É díficil distinguir os limites entre as pinceladas de Lucena e as imagens feitas com câmera digital de Alves, um dos pontos curiosos dessa dupla exposição: "A máquina digital tem um processo. Você clica e ela leva um minuto para processar a foto. Esse um minuto era de contemplação. Eu estava num lugar maravilhoso sob a luz da lua. O processo é mais gostoso do que o resultado final", contou Alves sobre o processo de produção das fotos.
Mais do que o mar, os dois tem em comum a convivência constante com o litoral e a praia. Lucena, além de artista plástico é também mergulhador; e Alves já fotografou para a Trip, Fluir, National Geographic e é especializado em temas ecológicos.
"O surf é um canal privilegiado para quem já tem uma identidade com as questões marinhas, você usa a energia do mar para surfar”, diz Alves. Lucena procura nessa série de quadros mostrar “um estado de espírito” que “identifique no mar uma dimensão subjetiva e interior”. "É mais uma paisagem interior do que real”, constata. Real, porém, é a vontade que o fotógrafo reavivou no pintor: “Depois de encontrar com Alberto, me senti estimulado a tentar surfar novamente”, disse Sérgio Lucena.
Exposição Mar
Quando: de 10 a 30 de novembro
Onde: Lugar Pantemporâneo - Av. Nove de Julho, 3.653 - Jardim Paulista - São Paulo/SP
Quanto: gratuito
Site: www.pantemporaneo.com.br