Logo Trip

Maconha: Cadeia não!

Fernando Gabeira mostra como eleitor pode defender a descriminação das drogas no Congresso

Por Leonardo H. Nishihata

em 21 de setembro de 2005

COMPARTILHE facebook share icon whatsapp share icon Twitter X share icon email share icon



 



por Leonardo H. Nishihata


Fernando Gabeira, 61, está para assumir a discussão sobre drogas no Brasil. Na ausência do ex-deputado Elias Murad – o mandato do criador da Nova Lei Antitóxicos terminou -, Gabeira, histórico defensor da descriminação, deve ser o novo relator da Lei Antitóxicos. Após o veto do presidente Fernando Henrique Cardoso à primeira versão da lei, a proposta complementar está em tramitação no Congresso.


TRIP Como o cidadão comum pode expressar sua opinião ao Congresso?


Gabeira A melhor maneira é utilizando a internet, cada um mandando mensagens para os endereços dos seus deputados e para o presidente da Câmara*. É a forma de o eleitor manifestar seu ponto de vista e mostrar que quer esse assunto na pauta da Câmara.


TRIP Depois da Câmara, o que acontece com o novo projeto de lei?


Gabeira Devemos votar o projeto, o complemento e as emendas até final de março ou começo de abril. Feito isso, ele vai para o Senado, e, num prazo de 45 dias, deve ser votado também. Depois disso, a lei segue para ser sancionada pelo presidente da República.


*O e-mail do presidente da Câmara, deputado Aécio Neves (PSDB-MG), é dep.aecioneves@camara.gov.br. A relação completa dos deputados brasileiros pode ser vista em www.camara.gov.br


 

 

COMPARTILHE facebook share icon whatsapp share icon Twitter X share icon email share icon