Por Paulo Lima Trip #171
em 29 de janeiro de 2009
Nesta edição especial sobre a Biosfera, um dos 12 temas que orientam os princípios da Trip, escolhemos um recorte inusitado: Longevidade. Para fugir do óbvio discurso do mundo sustentável e também do catastrofismo que cercam a discussão sobre meio ambiente, resolvemos voltar nosso olhar para o homem, figura central tanto na destruição quanto na busca de soluções para a devastação global que vemos hoje.
A expectativa de vida da população cresce todos os anos, ao mesmo tempo em que o discurso ambientalista garante que o planeta está em contagem regressiva para o fim. Onde essas curvas se encontram? Será egoísmo dedicar mais atenção à longevidade humana enquanto crescem assustadoramente as manchas de poluição, a temperatura da Terra, a devastação das florestas? Dá para falar num assunto sem tocar no outro? É possível transformar um planeta sem começar por mudanças individuais – ou pequenas atitudes como comprar uma sacola retornável são placebos para nos livrar da culpa?
Para tentar responder essas perguntas, cometemos uma ousadia: fizemos esta edição especial apenas com pessoas acima dos 65 anos. São figuras extraordinárias que já ultrapassaram a prova da longevidade e que têm visões muito particulares sobre a passagem do tempo e o impacto humano no planeta. De um alquimista americano que diz ter encontrado o elixir da longa vida a um shaper que não consegue ficar longe do surf, passando por uma atriz que tem a coragem de encarar a nudez aos 72 anos. Se aprendermos um pouco com suas histórias, não será difícil encontrar saídas para o futuro.
LEIA TAMBÉM
MAIS LIDAS
-
Trip
Bruce Springsteen “mata o pai” e vai ao cinema
-
Trip
O que a cannabis pode fazer pelo Alzheimer?
-
Trip
5 artistas que o brasileiro ama odiar
-
Trip
Entrevista com Rodrigo Pimentel nas Páginas Negras
-
Trip
A ressurreição de Grilo
-
Trip
Um dedo de discórdia
-
Trip
A primeira entrevista do traficante Marcinho VP em Bangu