por Luiz Filipe Tavares

Conheça o baterista que deixou sua marca em dezenas de discos clássicos de mitos do rock

Ele gravou com todo mundo. Jim Keltner, que completa 70 anos nesta sexta (27), foi baterista de estúdio para três dos quatro Beatles. Ele gravou com Roy Orbison, Jerry Garcia (Grateful Dead), Eric Clapton, Steely Dan, Joe Cocker, Joni Mitchell, Brian Wilson (Beach Boys), Neil Young, Crosby, Stills & Nash, Fiona Apple, Elvis Costello, The Bee Gees, Alice Cooper (com quem gravou o clássico absoluto From The Inside), The Pretenders (com quem colaborou em Break Up the Concrete), The Plastic Ono Band e até chegou a excursionar com os Rolling Stones, substituindo o então ausente Charlie Watts.

Como todo músico de sessão que se preze, teve altos e baixos em sua carreira. O começou oficial foi em 1966, quando gravou o single "She's Just My Style", com o grupo Gary Lewis & the Playboys. A música chegou ao #3 no Hot 100 da Billboard e selou o destino de Keltner como músico de estúdio. Em seu catálogo ainda há participações nos discos de Los Lobos, Warren Zevon, Rufus Wainwright e Sheryl Crow, diversas gerações e estilos misturados. Em sua carreira também estão as marcas de gravar o primeiro show/disco beneficente da história, Concert For Bangladesh, ao lado de George Harrison, Ravi Shankar e Ringo Starr.

Na estrada, integrou as duas formações do supergrupo Traveling Wilburys, ali sob o apelido Buster Sidebury, dividindo o palco com o timaço formado por Harrison, Bob Dylan, Jeff Lynne, Roy Orbison e Tom Petty. Como Buster, gravou os dois LPs do grupo comandado pelo Beatle e entrou de vez para os anais do rock n' roll.

No aniversário de 70 anos desse ilustre desconhecido, listamos cinco de suas mais famosas e importantes participações em álbuns e singles clássicos da história do rock. Veja abaixo e divirta-se.

1 - "This song" - George Harrison
Keltner interpreta o juiz no clipe bizarro produzido em 1976 em uma parceria entre o Monthy Phyton Eric Idle e o produtor executivo do Saturday Night Live, Lorne Michaels. Jim também é o baterista da faixa (no player abaixo você vê imagens de bastidores do vídeo. O clipe oficial, que teve seu embbed desativado, você assiste no You Tube clicando aqui)
OBS: Neste clipe, o guitarrista Ron Wood, dos Rolling Stones, faz uma ponta vestido de mulher. Você consegue encontrá-lo? 

 

2 - "Knockin' on Heaven's Door" - Bob Dylan
O baterista participou, ao lado do maior poeta da música americana, da gravação da trilha sonora do filme Pat Garrett & Billy the Kid, dirigido pela lenda do cinema faroeste, Sam Peckinpah. Dessas sessões saiu o clássico que você ouve abaixo, música que chegou ao #12 no Hot 100 da Billboard e ganhou regravações de Eric Clapton, Grateful Dead e Guns N' Roses


3 - "Jealous Guy" - John Lennon
Gravado e lançado em 71, Imagine foi o disco de maior sucesso da carreira solo do ex-líder dos Beatles. Keltner foi um dos bateristas recrutados para a gravação (ao lado de Alan White e Jim Gordon), tendo gravado a faixa que você ouve abaixo, "Crippled Inside" e "I Don't Want to Be a Soldier, Mama, I Don't Want to Die".

 

4 - "Learning To Fly" - Pink Floyd 
Em 1987, Jim participou de um outro momento importante da história do rock: dividiu com Nick Mason e Carmine Appice a função de gravar as baterias de A Momentary Lapse of Reason, 13º disco de estúdio do Pink Floyd e o primeiro da banda após a saída de Roger Waters. Abaixo você ouve um dos produtos dessas gravações, o maior hit do disco, "Learning To Fly"

 

5 - "This Ain't Havana" - Ramones
No primeiro ano da década de 80, os cabeludos de Nova York fizeram uma última tentativa de entrar na lista dos mais vendidos com End of the Century, álbum produzido pelo maluco e bem sucedido Phil Spector. Mas a necessidade de controle do produtor fez com que a banda desistisse da maior parte das gravações, abrindo espaço para nosso herói Keltner, que gravou as baquetas de várias faixas do disco, como a que você ouve abaixo.

fechar