por Daniel Tamenpi

Um dos maiores nomes do rap alternativo começa turnê no Brasil hoje em São Paulo

Jean Jaques Cadet, mais conhecido como J-Live é um dos nomes mais importantes do rap alternativo. Começou sua carreira na época de ouro do hip-hop americano em meados da década de 90. Foi apresentado para o mercado pelo renomado DJ Mark Farina em sua coleção “Mushroom Jazz”. Logo em seguida, J-Live foi conquistando o respeito de produtores como DJ Premier, Pete Rock e Prince Paul com suas letras inteligentes e levada invejável.

J-Live é formado em Inglês pela Universidade de Albany, em Nova Iorque, e lecionava em escolas de Brownsville e Bushwick, bairros de classe baixa do Brooklyn. Talvez por isso suas letras são consideradas as mais inteligentes do hip-hop atual. Seu primeiro disco, “The Best Part”, passou por diversos problemas com gravadoras e selos e só foi lançado cinco anos após ser concluído quando o rapper decidiu abrir seu próprio selo, o Triple Threat Productions em 2001. Com sua própria gravadora, o mc, além de ter liberdade em fazer sua música da forma que deseja, ainda apresenta ótimos nomes no mercado. Desde então, lançou mais três discos e alguns Eps, todos com ótimas críticas e grande aceitação em outros nichos musicais, além do hip-hop.

J-Live é um dos artistas mais completos da música rap. Produz suas músicas, tem grande técnica como DJ (inclusive em suas apresentações atua como mc e dj ao mesmo tempo), talento lírico de sobra e total independência com seu selo. Seu ultimo disco “Then What Happened?”, foi lançado no ano passado com uma sonoridade baseada no jazz e no soul dos anos 60, com produções suas e de nomes como Jazzy Jeff, DJ Nu-Mark, Evil Dee, Nicolay, entre outros. O rapper está em turnê mundial e chega ao Brasil hoje com shows em São Paulo, Rio de Janeiro e Florianópolis.
Ficou curioso? Então se liga na programação do J-Live no Brasil:

São Paulo (28/07)
Chocolate @ Clash Club

Rio de Janeiro (30/07)
Blends @ Cine Lapa

Florianópolis (01/08)
Chocolate @ Confrária das Artes

matérias relacionadas