Festival Bananada 2009

por Cirilo Dias

Enviamos nosso repórter à Goiânia para conferir o que há de novo na música independente

Sexta-feira - Em mais uma empreitada em busca de novas e promissoras bandas brasileiras, cá estou outra vez em Goiânia, no Centro Cultural Martim Cererê, para a edição 2009 do Festival Bananada. Três dias, 42 bandas, muita porcaria, mas muita coisa boa também.

Para quem não sabe, o Festival Bananada é um dos principais do país que, ao lado do Goiânia Noise Festival, compõe a dupla de festivais organizados pela gravadora Monstro Discos.

A primeira banda a chamar atenção na noite foi o Aircraft (GO), banda instrumental com o que restou do falecido Valentina (que ao que tudo indica, vai ressuscitar). Começaram massa, mas terminaram massantes.

Aircraft @ Bananada 2009 from Urbanaque on Vimeo.

Outra banda goiana, o Gloom, tentou a todo custo emular um Los Hermanos com vocal feminino. A banda é boa, a apresentação foi bem mais segura do a do Noise do ano passado, mas ainda falta uma “sustança”. E foi isso que o Arco Duo esqueceu de trazer de São Paulo. São poucas – e boas – as bandas que conseguem dar conta do recado apenas com guitarra e bateria.

Já os mineiros do Dead Lover´s Twisted Heart continuam evoluindo de forma absurda. Teatro lotado, pessoas dançando, apresentação impecável e cover de Odair José.

Dead Lover´s Twisted Heart @ Bananada 2009 from Urbanaque on Vimeo.


Beto Cupertino, apresentou o seu ousado projeto solo Perito Moreno pela primeira vez. “Como vocês perceberam, não vai ser um show de rock. Se estiverem de acordo, ok, podem ficar”, disse Cupertino após tocar a primeira música e continuar seu show apenas no violão e piano. Uma bela quebrada no clima rock, mas o suficiente para deixar casais apaixonados bem à vontade.

Perito Moreno @ Bananada 2009 from Urbanaque on Vimeo.



Os acreanos do Filomedusa deixaram o lotado teatro boquiaberto com a qualidade técnica e intensidade da banda. Apesar de eu não simpatizar muito com o tipo de som do grupo, chamou a atenção e agradou a maioria ali.

Por volta de 1h o Martim Cererê já estava lotado e o carioca Rubinho Jacobina soube aproveitar o clima para colocar todo mundo para dançar. Parecia um grande baile de marchinhas de carnaval. Diversão garantida.

Para encerrar a noite, os goianos do Barfly e Diego de Moraes e o Sindicato, que com a competência de sempre, fizeram dois excelentes shows.

A escalação da noite de sexta:
Postfive (GO), Aircraft (GO), Gloom (GO), Super Stereo Surf (DF), Arco Duo (SP), Dead Lover´s Twisted Heart (MG), Perito Moreno (GO), Shakermakers (GO), The Blackbiters (GO), Filomedusa (AC), Rubinho Jacobina (RJ), Barfly (GO) e Diego de Moraes e o Sindicato (GO) Rubinho jacobina - colocou todo mundo pra dançar. teve até trenzinho

Sábado - Mesmo em um sábado movimentado pela feira agropecuária e um show dos Racionais Mc´s, a segunda noite do Festival Bananada teve um Martim Cererê lotado para receber mais uma leva de 14 bandas.

E foram as meninas do Girlie Hell que abriram a noite com seu hard rock fraco e travado demais. A primeira banda a chamar atenção na noite foi o Hey Hey Hey (RO) que após entrar no circuito de festivais independentes, evolui a cada show.

Hey Hey Hey @ Festival Bananada 2009 from Urbanaque on Vimeo.



O burburinho da noite era a apresentação dos goianos Technicolor. Teatro insuportavelmente lotado e quente, fãs espremidos no gargarejo e a mistura de rock cabeça com alguns gritos histéricos da vocalista/flautista Sarah Alencar e toques de violino, batizados por eles de grunge psicodélico.

O Nancy (DF) fez uma bela e empolgada apresentação. Bem melhor que a do Festival Motomix, em 2008. O público também se mostrou bem receptivo, aplaudindo o tempo todo.

Já o Multiplex até se enforçou, e mesmo com uma versão dançante e eletro-rock de “Waiting for the Man”, do Lou Reed, muitas foram as pessoas que deixaram o teatro. Para botar ordem – e fogo – na noite, Fabrício Nobre e sobe ao palco e anuncia “a gente vai provar pros forasteiros que o público de Goiânia é o mais rock de todos”.

O cenário do show do MQN: banhos de cerveja, público insandecido e toda a área do backstage apinhada de pessoas das outras bandas, entre eles, os meninos do Black Drawing Chalks, que ouviram o recado carinhoso de Nobre: “É assim que se faz rock and roll seus viadinhos”.

MQN @ Festival Bananada 2009 from Urbanaque on Vimeo.

Antes de provarem ao chefe que a nova safra da stoner rockers de Goiânia está muito bem representada, tiveram que esperar uma chatice tremenda chamada Damo Suzuki. Um japa alemão empenhado em ficar surtando no microfone enquanto a banda faz uma cobertura sonora.

Mas a espera valeu a pena, com direito a aquecimento da platéia com os chiliques rockers de Johnny Suxxx & The Fuckin Boys (GO).

Agora sim era a vez do Black Drawing Chalks terminar de colocar o Martim Cererê abaixo. Rosas sendo jogadas a todo instante por garotas em frente ao palco, e pauladas do recém-lançado Life is a Big Holyday For US. Fabrício Nobre não se agüenta e vai dividir o microfone os Chalks.

Black Drawing Chalks @ Bananada 2009 from Urbanaque on Vimeo.



Fim de noite, e foram muitos os forasteiros de outras bandas que, ao pisarem pela primeira em Goiânia Rock City, saíram de lá impressionados com o que viram.

Escalação do sábado:
Girlie Hell (GO), T.S.A. (GO), Sangue Seco (GO), Hey Hey Hey (RO), Technicolor (GO) , Nancy (DF), ZeroDoze (RS), Pop Armada (SP), Multiplex (SP), MQN (GO), Lenzi Brothers (SC), Damo Suzuki (Alemanha), Johnny Suxxx & The Fuckin Boys (GO), Black Drawing Chalks (GO)

Domingo - A ressaca sonora bateu forte no domingo de Bananada. Com uma programação marcada para começar mais cedo, foi normal ver pais levando seus filhos para se divertirem no Martim Cererê. O público demorou a dar as caras, e o Sattva (GO) acabaram fazendo um show para poucas pessoas. Mesmo apostando no já desgastado nu-metal, os goianos estrearam bem no festival e mostraram que são bons no que fazem. Na seqüencia o “Nirvana do Tocantins”, Boddah Diciro, surpreendeu muitos que esperavam uma certa delicadeza sonora ao ver duas mulheres no palco. Muito peso, e a baterista em transe, deixando muito marmanjo boquiaberto.

Boddah Diciro (TO) @ Bananada 2009 from Urbanaque on Vimeo.



Confetes e serpentinas espalhados pelo palco e três marmanjos em vestes carnavalescas. Quem entrou por engano no teatro, deve ter pensado que aquilo seria um belo baile para dançar, mas ao iniciar o show, os mineiros do Grupo Porco de Grindcore Interpretativo (com certeza o nome de banda mais criativo do festiaval) mostrarm que é possível fazer grindcore utilizando samplers de bateria disparados de um laptop. Os paulistanos do Projeto Manada não escondiam a satisfação de estrearem em terras goianas. O público roqueiro de Goiânia assimilou bem e até interagiu com os quatro Mc´s no palco.

Projeto Manada (SP) @ Bananada 2009 from Urbanaque on Vimeo.



E aproveitando o clima hip hop do domingo, o Mamelo Sound System (SP), que já conseguiu arrebanhar alguns fãs, apresentou músicas do Velha-guarda 22com as bases repaginadas. Enquanto uma das bandas mais esperadas da noite, o The RiverRaid (PE), não se apresentava, os londrinenses do The Brown Vampire Catz honraram a fama Psychobilly paranaense e colocaram todos para dançar.

The Brown Vampire Catz @ Bananada 2009 from Urbanaque on Vimeo.



Para dar uma bela paulada na orelha e preparar o palco para o Mugo (GO) encerrar o Bananada, o Bang Bang Babies (GO) mostrou o motivo de seu recém-lançado disco, Love and Bullets, ser uma das apostas da Monstro Discos.

Esse foi o resumo de três dias de festival, mais de 40 bandas e tímpanos zunindo. Goiânia agora só em novembro, no monstruoso Goiânia Noise Festival.

Escalação do domingo:
MC Dyskreto (GO), Sattva (GO), Boddah Diciro (TO), Grupo Porco de Grindcore Interpretativo (MG), Versus AD (GO), Fígado Killer (GO), Projeto Manada (SP), Spiritual Carnage (GO), Mamelo Sound System (SP), The Brown Vampire Catz (PR), Venus Volts (SP), The RiverRaid (PE), Bang Bang Babies (GO) e Mugo (GO)

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