Conversamos com o fotógrafo paulistano sobre sua exposição ”Diáfano Urbano”
Ele começou a fotografar aos 11 anos e, desde então, não parou mais. Nas palavras do curador de sua exposição mais recente, Fernando Costa Netto, “Tuca Reinés é um dos maiores fotógrafos do Brasil ainda em atividade”. Diáfano Urbano está exposta na Galeria Nikon e reúne fotos aéreas nada convencionais de cidades brasileiras até o dia 15 de abril. A Trip conversou com o fotógrafo paulistano pra saber um pouco mais dessa experiência.
Trip: De onde veio a ideia da exposição Diáfano Urbano?
Tuca Reinés: Comecei o projeto em 2012 por conta própria. Sempre gostei da ideia de mostrar um ponto de vista sobre um assunto convencional. A primeira coisa que eu penso é a história que eu quero contar. Então, decidi pensar a cidade como um desenho: ao longo de um ano, estudei a arquitetura e peculiaridades de cada uma. Quis trazer um olhar sobre o urbanismo dessas 41 cidades brasileiras que visitei em 11 meses de trabalho.
Trip: Qual a mensagem que você pretende deixar com essa exposição?
TR: Em todos os trabalhos que faço, tenho uma coisa em mente: “isso vai fazer a diferença no futuro?”. Nesse trabalho, especificamente, acredito que ele contribuirá muito em estudos de sociólogos, historiadores e urbanistas, porque são fotos que dizem muito sobre o Brasil de agora.
Trip: Qual o próximo passo?
TR: Fiz essa exposição em conjunto com um projeto que o Banco Santander me propôs. Agora, planejamos publicar um livro com 120 fotografias que fazem parte dessa parceria. Estamos bem animados.
Vai lá: Galeria Nikon – Rua Aspicuelta, 153 – Vila Madalena