Logo Trip

Eu sou mais nós

Enquanto fazia compras natalinas, nosso colunista descobre que tolerar a diferença é a capacidade de se diferenciar

Por Redação

em 20 de dezembro de 2006

COMPARTILHE facebook share icon whatsapp share icon Twitter X share icon email share icon

Caro Paulo,

Acabei de chegar do shopping e me flagrei estranhando algumas pessoas que aproveitavam a tarde de domingo para mostrar aos filhos a de­coração de Natal.
Elas não foram comprar nada porque não têm poder aquisitivo para isso, diferentes de mim e de meu neto Joaquim, que fomos comprar brinquedos.
Por alguns segundos senti que o meu shopping não era mais o mes­mo porque estava sendo invadido por pessoas diferentes de mim.
Graças a Deus e a muita dedicação para me tornar uma pessoa decen­te, imediatamente me envergonhei do meu sentimento e passei a me comportar como um cidadão-moderno-cabeça-feita-que-respeita-a-diversidade.
É, Paulo, não é fácil conviver com o diferente.
Por isso, sempre que cantam a virtude do convívio com o diverso eu desconfio da eficiência dessa virtude para promover a paz.
Prefiro falar de identidade quando o tema é diversidade.
Acredito que a maior contribuição que alguém pode dar para o cultivo da diversidade é ser ele mesmo. É desenvolver o seu potencial ao máximo, respeitando profundamente sua própria diversidade com relação aos outros.
Acredito que quem faz isso deve atingir um grau de consciência e satisfação pessoal que dificilmente olhará para o diverso com outros olhos que não sejam de acolhimento, prazer e curiosidade.
Infelizmente não foi a minha reação quando senti meu território ameaçado por estranhos. Sou produto de uma cultura que elogia quem empenha sua individualidade em nome do social. Aprendi que herói é quem se sacrifica pela família, pela Igreja, pela empresa, pela pátria, essas entidades virtuosas e assassinas de identidades individuais. Apesar de tudo que está sendo feito para nos libertar do jugo social, ainda ouço discursos de pessoas orgulhosas de vestir a camisa da empresa.
E a sua camisa onde fica? Em casa? Ou por baixo da camisa da empresa? Vibro quando, depois do gol, os jogadores levantam a cami­sa do clube para mostrar sua verdadeira paixão: seja lá o filho, a mu­lher, o Jesus ou o Jardim Irene. E deve ter camisas mais essenciais por baixo. É o indivíduo dizendo que sou mais eu, exibindo suas cren­ças e paixões individuais para o mundo saber quem ele é de verdade.

Ajude o (mais) próximo
Abaixo o falso idealismo das causas sociais! Viva o pragmatismo consciente e idealista de cada um buscando sua individualidade/felicidade na relação com o outro. Acho que é por isso que, para mim, conviver com o diferente é tão atraente quanto difícil. Atraente porque o outro, diferente de mim, me mostra a possibilidade de eu ser eu mesmo, diferente dos outros.
Difícil porque fui educado para ser virtuoso/adequado ao social e porque ainda não resgatei toda a dívida que tenho com a minha individualidade a ponto de cometer ímpetos, como esse no shopping, de esperar que os outros sejam iguais a mim.
Tenho razões para não acreditar na virtude de quem clama pelo respeito à diversidade como um dever e não como uma aventura prazerosa em direção ao autoconhecimento e à descoberta de seu lugar no mundo.
A Ética do Dever é necessária para nos reprimir quando nossos instintos egoístas ainda se manifestam, mas ela não nos leva à paz duradoura. Acredito na Ética das Possibilidades e do Prazer porque essa, sim, gera pessoas maduras e satisfeitas, generosas e estimuladoras da vida em todas as suas manifestações.
Como você vê, minha cabeça está bem arrumada, mas o meu coração ainda não é totalmente confiável. Eu chego lá. Estou me esforçando.
Enquanto isso, fica com o pensamento que estamos enviando para os amigos neste fim de ano: “que caiam fronteiras de toda natureza para que a paz possa chegar a cada um de nós”. Um Ano Novo de Paz.

Ricardo.

*Ricardo Guimarães, 58, presidente da Thymus Branding e avô do Joaquim. Seu e-mail é: rguimaraes@trip.com.br

PALAVRAS-CHAVE
COMPARTILHE facebook share icon whatsapp share icon Twitter X share icon email share icon