Logo Trip

Escritores Saem Da Torre

Enrique Vila-Matas lança O Mal de Montano e é uma das estrelas da Festa Literária Internacional de Parati

Trip

Créditos: Murillo Meirelles


Por Redação

em 21 de setembro de 2005

COMPARTILHE facebook share icon whatsapp share icon Twitter X share icon email share icon

A profissão de escritor antecipou a crise de empregos contemporânea. O artista é o freelance avant la lettre, preso em seu escritório, doente de literatura. Afinal, mais árduo do que conviver com as idiossincrasias do escravo operário na máquina ao lado da sua é coabitar a mesma casa que os seus demônios.

Em O Mal de Montano, de Enrique Vila-Matas – a ser lançado pela CosacNaify no início de julho, quando o autor catalão estará em Parati, na terceira edição da Flip – essa condição, digamos, “caseira” do escritor é diagnosticada como enfermidade.

Num tempo em que a maior parte dos acidentes trabalhistas são provenientes de lesões por esforço repetitivo e depressões, a visão de Vila-Matas faz sentido.

Um homem preso em seu castelo, envolvido com diários, cartas, textos e leituras, dia após dia, minuto a minuto, é o mais perfeito retrato do homem pós-moderno [ou pós-humano, como preferirem], circunscrito à prisão do lar, de onde conecta-se com o mundo e produz. O Mal de Montano atualiza a visão de Walter Benjamin em seu histórico ensaio O Autor como Produtor num romance metaliterário que não prima pela presunção e muito menos por ser enfadonho.

Joca Reiners Terron é escritor, autor de Curva de Rio Sujo, editora Planeta – tel. (11) 3087 8888

PALAVRAS-CHAVE
COMPARTILHE facebook share icon whatsapp share icon Twitter X share icon email share icon

LEIA TAMBÉM