por Helena Sá
Trip #176

Não consegue nem tirar seu pai do sofá? Imagine então desencalhar 200 baleias

Se você não consegue nem tirar seu pai do sofá, imagine 200 baleias encalhadas na praia. Foi o que aconteceu na ilha de King, entre a Tasmânia e o continente australiano, que recentemente recebeu a visita inesperada de baleias que perderam o rumo. Segundo especialistas, os gigantescos mamíferos foram atraídos por sons de navios ou mesmo por líderes desorientados do bando. Acidente difícil de evitar e mais difícil ainda de solucionar, o encalhe de baleias já mobilizou as mais bisonhas soluções, provocando comoção na rede, onde internautas trocaram histórias dramáticas de baleias encalhadas pelo mundo.

 

Em 1970, uma baleia encontrada morta no Oregon, EUA, foi explodida após ter as entranhas preenchidas com dinamite (fotos). Resultado: toneladas de carne podre espalhadas pela praia, atingindo carros e até pessoas.

     

    Em 2004, em Taiwan, uma baleia encontrada morta na praia era transportada num caminhão quando, no centro da cidade de Taiwan, o bicho explodiu devido a gases de putrefação do organismo em decomposição.

       

      Na África do Sul, em 2005, a polícia da Cidade do Cabo decidiu usar explosivos para sacrifi car uma baleia viva, mas encalhada, indignando a população e entidades de proteção animal.

         

        Em 2007, uma baleia minke foi parar no rio Tapajós (PA). Depois de percorrer 1.500 km do oceano Atlântico ao interior da Amazônia, encalhou por duas vezes antes de agonizar às margens do rio Arapiuns, no Pará.

          matérias relacionadas