DÓI NO FÍGADO
Publicações triplicaram seus espaços dedicados às técnicas de funilaria e pintura humana
Por Redação
em 21 de setembro de 2005
É muito curioso acompanhar como é feito o preenchimento do espaço da mídia por aqui, e , diga-se, em muitos outros países.
No ano passado por exemplo, deu-se um fenômeno interessantíssimo. Milhares de páginas de jornais, e principalmente de revistas foram dedicadas à estética. Revistas femininas, práticamente vivem desse assunto há décadas, mas não só estas publicações triplicaram seus espaços dedicados às técnicas de funilaria e pintura humana, mas quase todos os outros veículos de comunicação viram-se obrigados a acompanhar o surpreendente interesse pelo assunto, que deixou de ser exclusividade de senhoras riquíssimas, para cair nas graças da classe média.
Além de revistas inteiramente dedicadas à cirurgia plástica, algumas das principais semanais de informação, revezaram-se nos últimos meses, com capas trazendo enormes chamadas sobre Botox, lipo aspiração, prótese de seios, lipo escultura, alongamento peniano , e outras recauchutagens.
SEIOS, PENIS E CINTURAS
Quero fugir de uma análise crítica do fenômeno, sempre tão arriscada. Há de um lado o serviço inegável, prestado por essas febres de cobertura de um determinado assunto, que acabam por esgotar o tema, dando elementos para um entendimento amplo de detalhes até então circunscritos aos meios médicos e científicos. Do outro, porém, há a também inquestionável estimulação de uma ansiedade absurda que nos leva de forma inapelável a desejar, cada vez mais ardentemente, ter e ser o que não somos e temos. Mais complexo ainda , é resvalar no campo da ética. Revistas semanais, jornais, e principalmente revistas especializadas, estão cada vez mais coalhadas de anúncios de médicos, clínicas e cirurgiões ,prometendo seios, penis, cinturas, narizes, rostos e dentes novos, sem esforço, dor, ou qualquer inconveniente , sequer financeiro, já que ao lado das espantosas (e duvidosas) fotos de antes e depois, geralmente saem publicadas as condições de pagamento, ainda mais tentadoras que os resultados.
Não vejo por que, pessoas que por algum motivo não se sintam felizes com algum detalhe físico, não possam se utilizar da tecnologia e do talento de profissionais, para viver melhor. Apenas, acho que merece reflexão, a estatística que nos aponta como campeões mundiais das cirurgias desse tipo.
Será que tanta gente andava infeliz? Será que somos um país de quasímodos em busca de um bisturi? O que estaria mais desarranjado, nosso corpo ou nosso cérebro, nosso culote ou nosso espírito? Será coincidencia, ler na mesma edição da revista que registra o recórde de cirurgias plásticas brasileiro, matéria sobre a explosão de seitas e igrejas que prometem a felicidade da reforma de sua alma ,diante do dízimo depositado?
Apenas para provocar um pouco mais esta reflexão, por que não se vê praticamente nada publicado sobre as hepatites dos tipos B e C ?
Estas doenças, sobre as quais ainda se conhece pouco, atormentam a vida de milhões de pessoas.
O fígado é um órgão que tem sido mal tratado por muita gente, em grande medida, por total desinformação. Você já leu em algum lugar (além da própria embalagem da droga), por exemplo, que 4 comprimidos de Tylenol tomados ao mesmo tempo em que se ingere algumas doses de bebida alcoólica podem levar á falencia do órgão, provocando a necessidade de transplante, e até a morte em casos mais agudos, inclusive em indivíduos muito jovens? Sabia que por 50 reais aproximadamente, você pode ser vacinado e ficar completamente livre de alguns dos tipos mais graves e assustadores de hepatites?
Provavelmente não, mas sabe decor quantas injeções de Botox a atriz de Uga Uga toma na testa após as refeições, ou quantos mililitros a apresentadora infantil evangélica carrega nos seios siliconados.
LEIA TAMBÉM
MAIS LIDAS
-
Trip
Bruce Springsteen “mata o pai” e vai ao cinema
-
Trip
O que a cannabis pode fazer pelo Alzheimer?
-
Trip
Entrevista com Rodrigo Pimentel nas Páginas Negras
-
Trip
5 artistas que o brasileiro ama odiar
-
Trip
A ressurreição de Grilo
-
Trip
Um dedo de discórdia
-
Trip
A primeira entrevista do traficante Marcinho VP em Bangu