DJ Dubstrong & Pyroman
Nem só de rap vive Edu Marçal, produtor do TRIP FM. De vez em quando, ele dá uma folga para sua coleção de CDs do Public Enemy e cia. para ouvir um pouco de música jamaicana.
Nos últimos tempos, Original Fever, parceria entre o DJ Pedrinho Dubstrong e o MC francês Pyroman, vem marcando presença nos fones de Edu. "O Pedrinho foi um dos primeiros que eu vi tocando dub [vertente do reggae que privilegia baixo e bateria e abusa de ecos e efeitos]", conta Edu.
Original Fever foi gravado na casa do próprio Dubstrong: "Selecionei e mixei uns discos da minha coleção e depois chamei o Pyroman para fazer uns freestyles [improvisação de rimas] inna roots-style".
Edu Marçal dá mais detalhes: "São mais de trinta faixas, mas as músicas são curtas. O álbum é um mix de dub de raiz com sonoridades mais modernas". Pedrinho equilibrou grooves obscuros com autoridades do gênero, como o jamaicano Lee Perry. "Bom para deixar rolando na balada."
Além de dub e reggae, suas grandes paixões, Dubstrong toca ragga, hip hop e breaks nas festas do clã Chocolate - que também conta com King e Primo, DJs que acompanham Xis e Marcelo D2, respectivamente. Ao lado do veterano Nuts, Dubstrong abriu os shows do Massive Attack em São Paulo, em maio último.
O DJ ainda faz parte do Echo Sound System, coletivo direcionado à produção de música de raiz jamaicana que já tem um compacto em vinil na praça chamado Todos Um.