em 21 de setembro de 2005
Desta vez, a dica literária (e quase cinematográfica) é de Camilla Sola, diretora de arte da revista Daslu.
Pouca gente sabe, mas além de escritor megacultuado, Gabriel García Márquez é responsável por uma oficina de roteiros na Escola de Cinema e Televisão de San Antonio de los Baños, em Cuba, uma das mais conceituadas no gênero.
Como Contar um Conto é um registro da oficina que o escritor colombiano leciona todos os anos para uma dúzia de felizardos. “Cada aluno apresenta o roteiro de um curta, que é discutido por García Márquez e o restante da turma ao longo das aulas e, consequentemente, do livro”, explica Camilla, que também já freqüentou um curso de roteiro. “Através da leitura, o leitor acaba se tornando mais um aluno, ainda que ouvinte, do curso”, completa ela.
Os alunos, que são de vários países da América Latina, citam várias referências, sugerindo atores e outros profissionais para os curtas. “No fim das contas, o curso é um grande intercâmbio cultural, além de um ótimo exercício em grupo”, resume a designer.
Ela completa: “O escritor coloca fogo nas aulas, questiona o caminho que cada aluno tomou em seu roteiro. Com isso, acaba mostrando que as histórias podem ter um outro lado, um outro final e eu não estou falando só de cinema”.
LEIA TAMBÉM
MAIS LIDAS
-
Trip
Bruce Springsteen “mata o pai” e vai ao cinema
-
Trip
O que a cannabis pode fazer pelo Alzheimer?
-
Trip
Entrevista com Rodrigo Pimentel nas Páginas Negras
-
Trip
5 artistas que o brasileiro ama odiar
-
Trip
A ressurreição de Grilo
-
Trip
Um dedo de discórdia
-
Trip
A primeira entrevista do traficante Marcinho VP em Bangu