A redação escolhe e dá dicas de fotógrafos que você vai gostar de conhecer
Hoje, 19 de agosto, é o Dia Mundial da Fotografia e pensando nisso consultamos os nossos colegas de trabalho em busca de boas dicas de fotógrafos, conhecidos ou não, que encantem a cada um pelas imagens que produzem.
O nosso hall de favoritos está na galeria acima e você pode ver mais sobre cada um deles em seus links.
Vai lá: Brad Mangin: www.manginphotography.com Pierre Verger: www.pierreverger.org Gui Paganini www.guipaganini.com.br Solodkin Dmitriy: www.flickr.com/zoi666zoi Ernest Withers: www.awithersphotoandgallery.com Daido Moriyama: www.moriyamadaido.com Eugênio Vieira: www.eugeniovieira.com Daigo Oliva: www.cameragun.blogspot.com
Pierre Verger - Escolhi ele pela ligação com a Bahia, lugar que adoro demais. Suas fotos são emocionantes e captam absurdamente a energia do lugar. Lembro que quando entrei pela primeira vez na Fundação Pierre Verger, em Salvador, fiquei arrepiada. De moda, adoro o Gui Paganini porque é sempre surpreendente, inusitado, dá prazer de pegar uma revista de moda, daquelas enormes e encontrar um ensaio feito por ele (Jaqueline Amaral, coordenadora de mídias sociais)
Crédito: Pierre Verger/reprodução
Solodkin Dmitriy - Preciso admitir que não gosto muito de fotografia em preto e branco, mas conheci o Flickr desse fotógrafo recentemente e quando o vi pela primeira vez fiquei totalmente idiota na frente dessas imagens incríveis. A luz que ele aproveita é quase invejável (pelo menos pra mim, que também fotografo), e o contraste deste preto e brancos, definitivamente, me fez rever com outros olhos a possibilidade de prestar mais atenção na ausência de cores. As imagens são lindas, o contraste e os passeios de cinza também (Clarice Machado, repórter e fotógrafa do site)
Crédito: Solodkin Dmitriy/reprodução
Daido Moriyama - Ele tem uma série de fotografias em preto e branco mostrando o lado obscuro das cidades e retrata cães e crianças sempre de um jeito melancólico e perturbador. Ele é influenciado pelo livro On the Road do Jack Kerouak e também por Andy Warhol (Eva Uviedo, diretora de mídias eletrônicas)
Crédito: Daido Moriyama/reprodução
Ernest Withers - Foi um dos fotógrafos mais envolvidos no registro do Movimento pelos Direitos Civis dos negros nos EUA. Suas fotos mostravam a segregação, o racismo e o empenho de líderes como Martin Luther King Jr. para acabar com a desigualdade de direitos sociais e políticos baseada na cor da pele. Ele fez uma das fotos mais impressionantes dessa época, que mostra centenas de trabalhadores negros protestando em 1968 e segurando placas que diziam: Eu sou um homem. (Diogo Rodriguez, repórter do site)
Crédito: Ernest Withers/reprodução
Daigo Oliva e Eugenio Vieira - Os melhores shows que já passaram por São Paulo e a efervescente cena musical underground da cidade já foram retratadas por pelo menos um desses dois grandes fotógrafos. Dá até pra ouvir a música saindo das imagens... (Flávia Durante, editora dos sites da Trip)
Crédito: Daigo Oliva/reprodução
Brad Mangin - Fotógrafo de esportes que acompanha a Major League de beisebol. Gosto de fotos de esporte, o movimento, a força, e os detalhes que ficam cravados na imagem. O Brad Maning consegue pegar jogadas cruciais de uma partida, onde dá pra entender praticamente como foi o jogo todo com uma foto (Ivan Ulrich, editor de arte do site)
Crédito: Brad Mangin/reprodução
anterior
proxima