Concurso promoverá histórias que reflitam sobre as inquietações urbanas e a vida na cidade de São Paulo
Quem vive em ou passa por São Paulo não escapa de pensar nos problemas da cidade, mas que história você contaria para reinventar a cidade? É com essa pergunta que a Academia de Filmes e o Arq.Futuro lançam o concurso #INQUIETAÇÕES_SP, cujo intuito é estimular a criação de histórias que reverberem e multipliquem o debate sobre as possibilidades de transformação urbana.
Os participantes poderão escrever até cinco histórias de ficção que respondam à pergunta do #INQUIETAÇÕES_SP: “Que história você contaria para reinventar São Paulo?”. Como complemento, será possível enviar referências artísticas - como fotos, vídeos, ilustrações.
Para inspirar histórias e fomentar o debate, o concurso expõe algumas inquietações que refletem sobre o significado de habitar o ambiente urbano: onde começa e termina a sua cidade? Como ocupar seus vazios? Em que São Paulo você gostaria de viver? Abordar essas questões não é obrigatório, mas pode render excelentes ideias.
Em parceria com o YouTube Space, o #INQUIETAÇÕES_SP também trará uma plataforma de discussão multimídia com a presença de artistas, arquitetos, gestores e representantes da sociedade civil para falar de suas inquietações com a cidade onde vivem. Os debates serão transmitidos ao vivo pelo canal Inquietacoes_SP no YouTube.
Quem organiza
Fundado em 2011, o Arq.Futuro é uma plataforma de discussão que busca democratizar a informação sobre temas urbanos e contribuir para uma melhora na vida nas cidades brasileiras. Produzindo conteúdo audiovisual de entretenimento desde 1996, a Academia de Filmes procura levar cultura e interatividade para as telas.
Entre as produções assinadas pela Academia de Filmes, destaca-se “EvoÉ! Retrato de um Antropófago” (2011), documentário sobre a vida José Celso Martinez, e o filme “Infância Clandestina” (2011), indicado pela Argentina para concorrer ao Oscar.
YouTube Space
Nos dias 1 e 8 de setembro, o #INQUIETAÇÕES_SP promoverá encontros para discutir sobre os problemas da cidade de São Paulo e as perspectivas de melhoria da qualidade de vida urbana, contando com a presenta de diversos artistas, ativistas e arquitetos. Através da hashtag #INQUIETACOES_SP, internautas poderão enviar perguntas para os participantes durante a tramissão.
Participantes confirmados:
Iberê Thenório, jornalista e apresentador dos vídeos do Manual do Mundo
Marcelo Jeneci, cantor e compositor
Stela Goldenstein, geógrafa e fundadora da OSCIP Águas Claras do Rio Pinheiros
Johnny Borges, gestor cultural da Fábrica de Cultura do Capão Redondo, advogado e professor de política pública em Etec, ex-aluno do Instituto Criar
Guto Requena, arquiteto, designer e colunista da Folha de S. Paulo
Marcos de Souza e Ricky Ribeiro, coordenadores do portal Mobilize
Wellington Nogueira, fundador da ONG Doutores da Alegria
Cláudia Jaguaribe, fotógrafa
Djamila Ribeiro, filósofa e autora da coluna Escritório Feminista da Carta Capital
Lurdez da Luz, rapper e cantora paulista
Facundo Guerra, empresário e agitador cultural
#INQUIETAÇÕES_SP
Informações sobre regulamento, programação e inscrições estão disponíveis no site.
Use a hashtag #INQUIETACOES_SP no Twitter para participar dos debates.