PAZ e AÇÃO
Acho que não importa mais tanto saber verdades. Deixou de ser importante. O fundamental, nos diz o presente, é aprender a fazer uso das que já sabemos.
E uma das verdades mais importantes que conheço e que mais carece de utilização, é que existe um profundo, um imenso anseio de significado, de sensibilidade e esperança em todas as pessoas. Creio até que estamos necessitados de um choque que nos desafie. Aquela porrada poderosa que nos estimule a trazer para fora o que há de melhor de nós. Essa força que nos encoraje a ser as pessoas que sabemos, nascemos para ser. Como nessas tragédias violentas da natureza que nos sensibilizam ao ponto de nos solidarizar sem preconceitos ou distinções.
De verdade sinto que cada um de nós já lutou, sofreu e viveu dores suficientes. Já morremos vezes demais em cada momento terrível ou louco de nossas vidas. Então tudo o que queremos é ficar em paz, conosco mesmos, com o mundo e as pessoas. E porque não conseguimos?
É claro que a vida é feita de desencantamentos. Às vezes muito grandes. Mas não podemos viver ressentidos com a insipidez do que há. Sonhar, almejar, como o mar, nos separa. Viver, fazer, como a aurora e o poente, nos une. Por isso é tão importante aprender a viver e fazer uso das verdades que já conhecemos, mesmo que em detrimento às que virão.
**
Luiz Mendes
17/05/2010.