por Luiz Guedes
Trip #197

Era para ser um furo de reportagem em torno do novo Volkswagen, mas acabou em perseguição

Quem lê o título imagina se tratar de mais um escândalo político. De fato, foi um bafafá daqueles. Porém publicado nas páginas da revista Quatro rodas de maio de 1973 - e nos cadernos policiais. Brasília, no caso, era o nome do então futuro lançamento da Volkswagen. Segredo que a fábrica tentava esconder dos jornalistas a todo custo, “ainda que fosse debaixo de balas”, narra o fotógrafo Cláudio Larangeira, alvejado por tiros disparados pela segurança da Volkswagen enquanto capturava imagens do modelo batizado com o nome da jovem capital.

Após várias tentativas fracassadas, ele e o repórter Nehemias Vassão haviam recebido um ultimato da redação: a edição já estava pronta para a gráfica e eles só tinham mais um dia para encontrar o Brasília. “Naquele tempo, as montadoras não entregavam os segredos para as revistas. Flagrar um carro em pré-lançamento envolvia jornalismo quase investigativo”, conta, saudoso, Larangeira. “Por outro lado, era ditadura. E muitas das montadoras utilizavam militares do CPOR como seguranças. No caso da Volks, a segurança era chefiada por um tenente da reserva que se sentia acima da lei.”

Larangeira e Vassão acabaram selando sua sorte na estrada velha de Santos. “Vimos uma comitiva com vários carros, dentre os quais dois Brasílias”, lembra o fotógrafo. A perseguição durou alguns quilômetros até os seguranças da Volkswagen conseguirem parar o carro onde estavam. Larangeira só teve tempo de esconder dois filmes dentro dos sapatos antes de ouvir o primeiro tiro. “Os seguranças quebraram minha câmera. Ao olhar para a placa dianteira, vimos o furo de bala.”

Criada a confusão, logo chegou a polícia e foram todos para a delegacia. Larangeira teve tempo de entregar os filmes escondidos a um casal que viu a cena e pediu que entregassem o material na redação. No dia seguinte, enquanto a Volkswagen organizava um almoço para se desculpar pelo incidente, a publicação ia para a gráfica com as fotos inéditas do Brasília.

matérias relacionadas