por Suzano

Sustentabilidade e diversidade caminham juntas

apresentado por Suzano

Atriz, fundadora da ONG Força do Bem e homenageada pelo Prêmio Trip Transformadores em 2012, Isabel Fillardis reflete sobre os valores que levarão a um futuro sustentável

Sustentabilidade: um nome bonito para algo tão essencial para a nossa existência. Eu acredito que não há sustentabilidade sem a conexão com a empatia, a compaixão, o amor e o respeito, porque é natural do mundo, da existência humana, que haja diversidade em todos os pólos. Mas o homem insiste em querer não aceitar ou enxergar que seja assim e resiste a tudo que difere dele social, econômico e até ambientalmente. Uma ignorância que precisa ser descortinada e inserida para nós desde a infância.

No ensino fundamental, me lembro de ler nos livros sobre biologia e apenas aprender que existe fotossíntese e dela vir o ar que respiramos. Demorei mais de 25 anos para aprender profundamente que a diversidade das nossas plantas, por exemplo, faz com que tenhamos equilíbrio entre as espécies e de que cada qual tem sua função para que haja vida. Não se trata apenas de uma lição e depois aplicar uma prova valendo dez. Entender a diversidade no nosso dia a dia faz com que tenhamos empatia uns com os outros, com que respeitemos o que é diferente de nós na compreensão de que é normal haver diferença. 

E esse conceito de educação oferecido para todos desde a primeira infância é uma das nossas saídas para que possamos ter uma sociedade mais sustentável. O indivíduo nasce tal como um livro cheio de folhas em branco para ser escrito. Para esse livro ser um sucesso, devemos colocar nele o maior e o mais diverso conteúdo sobre qualquer que seja o assunto. E isso se faz urgente pois a natureza está gritando e mostrando 24 horas o quanto somos pequenos diante dela.

“A natureza é a conexão com meus ancestrais. Tudo tem propósito: as folhas, os troncos, os frutos, as raízes, os bichos, o mar...”
Isabel Fillardis

Sob o meu ponto de vista e crença, a natureza é a conexão com meus ancestrais. Tudo tem propósito: as folhas, os troncos, os frutos,as raízes, os bichos, o mar, as águas doces. Já sabemos que é possível viver uma vida mais sustentável e que nossos recursos serão finitos se continuarmos com o mesmo comportamento desenfreado de consumo. Existem  tecnologias sociais disponíveis para serem aplicadas de forma consciente e o setor privado precisa mudar o olhar e não temer esse novo modo de viver que precisa ser estabelecido por todos nós. 

Uma das soluções que já temos e ainda não é aplicada com eficiência é a reciclagem. Ao mesmo tempo em que os resíduos sólidos podem ter um destino correto, têm o poder de transformar a vidas das pessoas mais carentes. As cooperativas de catadores são como  exércitos em defesa da vida futura e precisam de cada vez mais respeito e incentivo. Trazendo a reciclagem para dentro de casa, para o nosso dia a dia, estaremos dando passos mais largos na prestação de contas com a natureza. 

Comprar legumes e verduras de pequenos produtores é outro exemplo. O pequeno produtor dificilmente faz uso de agrotóxicos, o que não prejudica o solo e melhora a nossa alimentação e saúde. Hoje, já temos muitas alternativas e o que nos falta é a mudança de hábito, mas precisa acontecer com urgência.

A vida é uma dádiva. Esse planeta que nos abriga também é uma dádiva. Precisamos ser gratos e dar as ferramentas necessárias para que as gerações futuras possam usufruir desse chão e para que a vida continue. Mais amor e equilíbrio, senhores! Eu continuo acreditando. 

Saiba mais: A Suzano acredita que as árvores são um grande símbolo de renovação e que a partir delas é possível criar um futuro mais sustentável. Dentro das árvores está parte da solução para os desafios atuais do planeta, como as mudanças climáticas, a escassez dos recursos naturais, a perda de biodiversidade e o aumento da desigualdade social. É sabendo do seu papel que a Suzano assume o compromisso de renovar a vida a partir da árvore, levando produtos sustentáveis para a vida de bilhões de pessoas e fortalecendo um movimento de oxigenação do nosso planeta.

fechar