por Redação

Com arte, música e comida de rua, evento na Vila Madalena dá início a movimento pela construção de parque

É hora de ocupar as ruas da capital mais uma vez no Existe Rio em SP, que acontece amanhã, na Vila Madalena. Com a participação de diversos coletivos, moradores, artistas, comerciantes e intelectuais, vai rolar a Fiesta da Vila, que dá início ao movimento pela construção de um parque linear que acabe com as enchentes no percurso do rio Verde, que corta a região, e preserve o caráter cultural típico do bairro.

O rio, hoje canalizado, percorre um trajeto tortuoso que passa pelo Beco do Grafitti (uma das principais galerias de grafite em área aberta da cidade de São Paulo) e no verão, devido às chuvas, chega a transbordar provocando fortes enchentes que preocupam as pessoas que vivem no seu entorno. Espera-se, também, que o Parque Linear do Rio Verde possa proporcionar uma maior qualidade de vida ao bairro e servir como modelo de recuperação de áreas degradadas por meio de sua transformação em polos culturais.

Além de possibilitar o debate coletivo para repensar os problemas da cidade e ativar o espírito comunitário para achar tais soluções, a festa na rua vai contar, entre tantas ações, com a atuação colaborativa de músicos, workshops de chefs, oficinas de arte, feira gastronômica e mesas redondas sobre o processo de elaboração e implantação do projeto dirigidas por arquitetos, urbanistas, ativistas e autoridades públicas.

Todo o encontro se estenderá por várias ruas do bairro, acompanhando o trajeto do rio Verde: desde a esquina da rua Abegoárias com a rua Medeiros de Albuquerque, passando pela primeira quadra da rua Aspicuelta, pela rua Harmonia, pelo Beco do Batman e pela  faixa de pedestre estendida na rua Inácio Pereira da Rocha até Beco da Praça. 

É chegada a hora de juntar forças e ocupar cada vez mais e melhor a cidade de São Paulo.

Vai lá: Existe Rio em SP

Onde: ao longo da Rua Medeiros de Albuquerque, Vila Madalena, e nas ruas ao redor

Quando: dia 2 de novembro, das 10 às 18 horas 

matérias relacionadas