Em 2011 fundou a Dr. Consulta, uma rede de clínicas particulares voltadas para as classes C e D da sociedade
Thomaz Srougi é inovador. Ele representa aquele seleto grupo de pessoas que acreditam nas próprias ideias e, mais ainda, é um dos responsáveis por quebrar aquele antigo paradigma entre filantropia e lucro. Quem nunca ouviu aquele medo tão comum de fazer o que se ama e, em contraponto, não ganhar dinheiro com isso? Pois bem, Thomaz mostrou que a coragem é a solução para esse receio e, mais do que isso, provou que é possível fazer o bem para os outros e para si mesmo.
Administrador por formação e vocação, ele é daquelas mentes brilhantes que passam por Harvard e fazem carreira em grandes empresas. Ele, por exemplo, passou pela fabricante Ambev, pela construtora Gafisa e foi ainda sócio do fundo de investimentos Galícia. Nada disso, no entanto, para ele, o caracterizava como merecedor desse adjetivo usado agora há pouco: “brilhante”. Brilhante mesmo – capaz de iluminar e inspirar até mesmo as mais vazias das consciências – foi trocar seu escritório em uma das avenidas mais empresariais da capital paulista por uma das vielas da Heliópolis, uma das maiores favelas de São Paulo.
Em 2011 ele fundou a Dr. Consulta, uma rede de clínicas particulares voltadas para as classes C e D da sociedade. Não é uma ONG, tampouco é algo focado apenas na lucratividade. Muito pelo contrário! É um modelo de negócio que já é referência para muitas outras pessoas e instituições e que torna a saúde acessível para um nicho de pessoas que costuma ficar meses nas filas de hospitais públicos e não tem condições de arcar com os custos dos grandes centros médicos que existem por aí. Os pacientes gastam cerca R$ 80 por uma consulta em qualquer uma das quinze especialidades disponíveis. Já os exames básicos variam entre R$ 10 e R$ 25. Isso sem falar a forma humana e as ótimas condições com as quais os pacientes são recebidos e atendidos nas clinicas da rede.
Hoje a Dr. Consulta dispõe de mais de cinco unidades (Sacomã, Jabaquara, São Bernardo do Campo, Av. Nove de Julho, Tatuapé, Diadema e Santo André) e muitos planos para o futuro. Se o passado de Thomaz e de seu empreendimento são louváveis, o futuro é igualmente grandioso: com os incentivos que a iniciativa vem recebendo de grandes empresas, a meta é que até 2016 existam 20 clínicas funcionando neste modelo completamente altruísta e lucrativo – o negócio fatura em média R$ 6 milhões por ano.