Sensações dobradas

Tpm

por Flora Paul

Apresentando o mesmo espetáculo em duas versões, a AquiDentro AquiFora discute o olhar

Quando iremos rir?

Qual foi sua reação para esta frase? O espetáculo AquiDentro AquiFora faz a pergunta duas vezes. Em uma, na apresentação dentro de um teatro. Em outra, na versão externa do espetáculo, feita em um percurso pelo centro de São Paulo.

Mas não é apenas a frase marcante que se repete: a mesma peça é apresentada das duas formas, dentro e fora do teatro. “Os textos vão se repetir, mas de maneiras distintas”, explicou Ana Luiza Leão, atriz do grupo OPOVOEMPÉ, ao site da Tpm. “Estávamos em cartaz com a peça 9:50 Qualquer sofá e apresentamos a peça na estação da Luz, ali no saguão, com a passagem das pessoas. E foi muito interessante. Assim que acabou, percebemos a necessidade de uma dramaturgia específica, que não dá para manter o mesmo espetáculo numa sala de teatro e colocá-la para fora do espaço convencional”, conta Ana, sobre como surgiu a ideia.

AquiDentro AquiFora, em suas duas versões, tem como tema o olhar que damos para o mundo. O espetáculo funciona através da interatividade. Dentro do teatro, com a movimentação das cadeiras do público, considerando sua presença, trocando reações. Para quem tem um certo terror de ir ao teatro com medo dessa interação, Ana dá o aviso: “Temos uma relação direta com o público, no sentido de olhar para as pessoas, mas nunca expomos, o constrangimento não entra, foi uma escolha clara do grupo”.Fora, mesmo que todos façam o percurso junto, fica um momento mais introspectivo: “É uma brincadeira também no sentido do “aqui dentro e aqui fora”. Você fica muito atento ao que está dentro de você  mesmo e ao que que esta observando”.

A diferença de espaços traz, também, diferentes reações à mesma peça. “Dentro você tem uma interação maior, você fala determinada coisa e a pessoa pode até responder porque sentiu a vontade, quis responder.  Fora, o que tem acontecido, é que as pessoas choram durante o percurso, de se emocionar, ouvir uma música, ver uma imagem e aquilo tocar”. A trilha sonora, assinada pelo músico Lucas Santtana, também é adaptada para cada versão.

AquiDentro fica em cartaz até 25 de setembro. AquiFora, a versão externa foi prolongada, mas para ver as duas e ter a experiência, melhor correr.

Vai lá: 
AquiDentro no Teatro da USP
R. Maria Antônia, 294, Consolação, São Paulo
Até 25 de setembro
Quintas e sextas às 21h30
Tel.: (11) 7820-9136

AquiFora - bilheteria e começo do percurso na Galeria Olido
Av. São João, 473, Centro, São Paulo
Até 31 de outubro
Terças e quartas às 16h
Tel.: (11) 3255-1782

Quanto? R$ 20 (tem meia-entrada)

www.opovoempe.org

fechar