Entrevistamos os criadores do Tumblr que transforma a culpa de um pé na bunda em possível felicidade pra outras pessoas
Qual é o nível de desapego que uma pessoa precisa ter pra recomendar um ex-amor na internet? Longe das conversas de bar em uma roda de amigos, vale “vender” um bom ex-namorado ou namorada e entregar de bandeja parte do seu passado pra outros? Se vale ou não, a gente por aqui ainda não testou pra saber, mas o Tumblr Recomende um ex aposta no exercício de “benevolência e desapego” que é soltar na pista amores que por algum motivo não serviram pra você, mas podem ser altamente recomendáveis pro seu vizinho de rede social. “O que faz um ex recomendável é ele ter sido alguém legal, mas que não deu certo pra alguém, o que não descaracteriza o fato de ele ser uma boa pessoa pra outro”, explica Carla Cortegoso, 26, uma das idealizadoras do Tumblr.
A Tpm conversou os publicitários Carla Cortegoso, 26; Caio Andrade, 26 e Lucas Ohara, 21, os criadores do Recomende um ex.
Tpm. Como ocorreu a ideia de criar o Recomende um ex?
Carla. Eu tinha um ex-namorado tão legal, mas tão legal, que eu queria poder dizer para todo mundo o quanto legal ele era e apesar de não ter dado certo comigo, ele era um ex-namorado altamente recomendável para outras. Quando falei isso numa mesa de bar, as pessoas também começaram a relembrar de ex-namorados legais e o Caio e o Lucas gostaram da ideia e sugeriram fazer um Tumblr para reunir mais pessoas como ele.
Quantos acessos diários o Tumblr tem?
Caio. Não sabemos. Mas hoje temos quase 5 mil seguidores no Tumblr, 500 ex recomendados e mais 500 na fila de espera para serem postados.
Qual é o perfil do público que envia as sugestões de ex?
Carla. Todo o tipo de gente. A maioria jovens, mas de todos os gostos e opções.
Vocês já barraram algum ex? É normal isso acontecer?
Lucas. Sempre barramos quando, ao olhar o Facebook da pessoa, descobrimos algum status de relacionamento ou então quando, aparentemente é a pessoa zoando algum amigo ou se auto recomendando. A gente faz uma triagem para cada postagem. Nós mesmos que olhamos um a um e postamos, por isso hoje, nem temos tanta agilidade no processo. Quando alguém pede para ter o post removido, é a primeira coisa que fazemos no dia.
Qual foi a história mais bizarra/engraçada que já receberam?
Carla. Recebemos todo tipo de história, mas já aconteceu de dois ex se recomendarem mutualmente, sem um saber do outro.
Caio. Teve também um estudante de Medicina que queria se auto recomendar porque ele estudava tanto que não tinha tempo de sair.
Lucas. Teve um amigo meu (do Lucas) que recebeu mais 300 notificações de amizade no Facebook na primeira semana depois de ser recomendado.
Carla. Tem também o fato do Caio ter sido recomendado por alguma ex, e a gente para manter o segredo, pois a recomendação é anônima, então a gente fez o maior esquema pra ele não ver quem foi.
Já rolou uma história triste?
Carla. Tem gente que nitidamente não queria ter terminado com aquela pessoa, mas não chega a ser triste.
Os exs sabem que estão sendo recomendados? Alguns deles já procurou vocês pra reclamar ou até mesmo elogiar a iniciativa?
Lucas. Os exs não sabem que estão recomendados lá, eles só veem com a postagem já feita. Muitos já nos procuraram para elogiar e alguns sim, pediram pra retirar, mas mesmo quem pede pra tirar acaba elogiando a ideia e dizendo que quer sair porque não aguenta mais tanta notificação de amizade no facebook.
Tem alguma história de um ex que foi indicado e encontrou alguém por causa do Tumblr?
Caio. A gente não sabe. Mas temos algumas histórias de pessoas que iriam se encontrar. Mas a gente espera ainda ser convidado para algum casamento.
Vocês recomendariam seus próprios ex namorados/as?
Carla. Eu recomendei o meu.
Conversando sobre o Recomende um ex aqui na redação chegamos a conclusão de que nenhuma de nós gostaria de ser recomendada. Pra gente, seria algo do tipo "não serviu pra mim ao ponto de eu entregá-la pra galera". Já ouviram muito isso? Na opinião de vocês, o que faz um ex recomendável? E o que faz um ex totalmente não recomendável?
Lucas. Quando a gente começou o Tumblr a gente nunca imaginou que tantas pessoas gostariam de recomendar ex-namorados, foi uma enorme surpresa ver que tem tanta gente desapegada. A ideia do Recomende é fazer o bem, um elogio, algo divertido e simpático, acho que a grande maioria das pessoas entendeu o espírito e entrou na brincadeira. Caio. A quantidade de gente que pede para ter seu perfil retirado também é muito pequena, então achamos que sim, as pessoas gostam de ser recomendadas.
Carla. O que faz um ex recomendável é ele ter sido alguém legal, mas que não deu certo por algum motivo que não descaracteriza o fato de ele ser uma boa pessoa. Eu recomendei o meu, e ele achou super divertido quando viu. Mas cada pessoa é cada pessoa, e acho que depende também do tipo de relação que cada um teve e de como terminou.
Vai lá: recomendeumex.tumblr.com