por Renata Bordinhon

Não aguenta mais aquela sua parede branca? Veja as dicas pra mudar isso já

Sem idéias para sua parede branca? Que tal revesti-la com algo moderno, atemporal e inusitado? Hoje o mercado oferece diversas opções de revestimentos, para todos os gostos e bolsos.

Além das inúmeras cores, texturas e adesivos existem uma infinidade de acabamentos que irão dar uma nova identidade para sua parede. Apesar dos papéis de parede serem de uso comum nas decorações, hoje estão cada vez mais ousados... nas cores, estampas, relevos, desenhos inovadores e materiais alternativos, como palha de diversos tipos e até couro. Os tecidos também são uma ótima idéia para revestir sua parede. Estas soluções são perfeitas para quem quer inovar mas não quer trabalho com sujeira pois são aplicados com cola.

Azulejos estampados e ladrilhos são perfeitos para alegrar e diferenciar qualquer ambiente da sua casa. São mais utilizados nos banheiros, lavabos, churrasqueiras e cozinhas, mas também ficam ótimos nas salas, escadas e quartos. Podem ser usados nas paredes, pisos, como detalhes na paginação ou até mesmo em algum móvel, por exemplo, uma mesa ou bancada.

As pastilhas continuam em alta, mas com diferenciais. Apesar de serem muito usadas em banheiros e cozinhas, hoje elas se ampliaram para outros ambientes, como hall, living, jantar e home theater. As placas que antes eram padronizadas com o mesmo tamanho e modelo, hoje aparecem com inúmeros formatos e medidas. Podemos encontrar pastilhas redondas, retangulares, miscelâneas, de diferentes tipos de mármores, de madeira, aço inox e douradas (fosco e cromado), opacas de vidro, seixos, pedra ônix, madrepérola, entre outras variedades.

As cerâmicas e os porcelanatos apresentam novas opções a cada dia. Além de diversos tamanhos e texturas, aparecem imitando materiais tradicionais da construção, como tijolo, pedra, mosaico e madeira, além de estampas feitas através de impressão digital. As texturas e cores são bem reais. Na imitação de madeira, por exemplo, elas podem ser lisas, envelhecidas ou com efeito de pátina.

Novo no mercado, o revestimento lembra azulejo antigo. Fabricado pela Forrorama, são feitos em placas de 50 x 50 cm com acabamento de plástico (poliestireno) em alto relevo trabalhado, mas com aparência de gesso. Pode ser aplicado nas paredes ou tetos, sem necessidade de rejuntes ou outros acabamentos, como massa corrida, reboco, etc. Possui diversos padrões e três cores (branca, bege e cerejeira), mas pode comprar o modelo na cor branca e aplicar pintura látex na cor desejada. Necessária mão de obra especializada, indicada pela própria empresa. É uma opção boa, bonita e barata, além de muito original.

Podem ser usados diversos acabamentos na sua casa, um em cada ambiente, mas cuidado na hora da escolha. Lembre-se que deve existir uma harmonia com o restante da decoração, é importante fazer uma composição de cores e estampas com os móveis e objetos. Personalize sua casa!

(* Renata Bordinhon é arquiteta da Neo Arq. Twitter: @neo_arq)

 

Créditos

Imagem principal: Divulgação/Pavão Revestimentos

matérias relacionadas