por Carolina Moreira

Listamos as séries de 2018 que vão colocar as mulheres em seus lugares. Ou seja, em destaque

2017 foi um ano e tanto para as mulheres no audiovisual. Especialmente  para aquelas que trabalham em séries norte-americanas. A consagração veio com as premiações: foram quatro categorias importantes no Emmy (Melhor Série de Drama, de Comédia, Minissérie e Filme para a TV) e mais três no Globo de Ouro (Série Limitada ou Filme para TV, Série de Drama e Série de Comédia ou Musical) para séries protagonizadas por mulheres fortes e com temáticas feministas. The Handmaid’s Tale, Big Little Lies, Veep e The Marvelous Mrs. Maisel foram os destaques.

O ano também foi marcado por denúncias de assédios enfrentados pelas mulheres à frente e atrás das câmeras. A mobilização Time’s Up uniu atrizes, diretoras, roteiristas e demais profissionais do audiovisual vestindo preto em pleno Globo de Ouro como forma de protesto. Elas querem equidade salarial entre os gêneros, o fim do assédio e mais espaço para mulheres em posições de destaque na indústria do entretenimento. Hollywood está fervilhando e a expectativa para 2018 é que esses discursos se acentuem e gerem mais frutos. 

Preparamos uma lista com dez novas séries que terão protagonistas femininas para você ficar de olho:

9-1-1

Estreou em 3 de janeiro

9-1-1 é mais uma criação de Ryan Murphy  (já conhecido por American Horror Story e Glee) que mal estreou e já promete ser sucesso: após apenas dois episódios irem ao ar, a Fox, canal que exibe a série, renovou o show para mais uma temporada. A produção já atraiu uma audiência de mais de 10 milhões de espectadores nos sete dias após sua estreia e é cotada como um dos grandes sucessos do ano.

A atriz Connie Britton (Nashville e American Horror Story) protagoniza a história que tem foco nas vidas de policiais, paramédicos e bombeiros que precisam enfrentar as situações mais assustadoras e chocantes, enquanto respondem aos chamados urgentes de 911, o telefone para atendimento de emergências.

American Crime Story: Versace

Estreou em 17 de janeiro

American Crime Story: Versace conta a história do assassinato do designer de moda Gianni Versace, acontecimento que passou a grande grife italiana para as mãos de sua irmã mais nova e atual proprietária, Donatella, vivida na trama por Penélope Cruz. 

American Crime Story é uma série que faz adaptações de crimes reais antológicos e esta é sua segunda temporada. A primeira foi sobre o julgamento da acusação de assassinato de OJ Simpson e se chamou American Crime Story: The People v. OJ Simpson. Ela entra em nossa lista de estreias porque cada temporada é apresentada como uma minissérie autônoma, seguindo eventos verdadeiros independentes e separados

Mosaic

Estreou em 22 de janeiro

Uma autora popular de livros infantis é quase uma celebridade local em uma pequena cidade na região montanhosa de Utah, mas seu desaparecimento no dia do ano novo arrasta toda a comunidade para o mistério.

Estrelada por Sharon Stone, grande estrela do cinema dos anos 1990, o drama é uma produção original HBO que aborda temas como paixão, intriga, decepção e morte. Concebido e dirigido por Steven Soderbergh, cineasta premiado em 2001 com o Oscar de melhor diretor pelo filme Traffic, o show foi pensado como um projeto experimental lançado em novembro de 2017. O espectador americano podia baixar um aplicativo para celular ou tablet e seguir a trama a partir do ponto de vista de um ou de outro personagem, como bem desejasse. Soderbergh, então, finalizou o material e formatou seis episódios com duração de uma hora e esta é a versão exibida pela HBO no Brasil.

Seven Seconds

Estreia em 23 de fevereiro

A história, baseada no filme russo The Major, Seven Seconds, se concentra em um impasse entre policiais de Jersey City e a comunidade afro-americana da cidade depois que um adolescente negro é gravemente ferido por um policial.  A vencedora do Emmy Regina King viverá uma líder da comunidade nessa trama cheia de tensão racial. A primeira temporada terá 10 episódios, disponíveis na Netflix. 

Good Girls

Estreia em 26 de fevereiro

Três mulheres dedicadas aos filhos e aos esposos veem suas vidas mudarem ao se encontrarem em situações desesperadoras. Essa é a premissa de Good Girls. Agora, pela primeira vez na vida, elas têm a oportunidade de jogar tudo para o alto. Criada por Jenna Bans (Grey’s Anatomy e Desperate Housewives), a série tem em seu elenco Christina Hendricks (Mad Men), Mae Whitman (Parenthood) e Retta (Parks and Recreations) e promete muito girl power mostrando mulheres arriscando tudo pelo controle das rédeas de suas próprias vidas.

 


For The People

Estreia em 13 de março

Nova aposta da Shondaland, produtora responsável por shows famosos como Grey’s Anatomy, Scandal e How To Get Away With Murder, For The People promete! Shonda Rhimes, conhecida por promover histórias com personagens femininas fortes, assina mais esse show para o canal de televisão americano ABC. Ambientada no Tribunal dos EUA do Distrito Sul de Nova York, a série acompanha jovens advogados trabalhando tanto na defesa quanto na acusação de casos federais de grande destaque no país. Além disso, é focada também em como as vidas de todos se cruzam dentro e fora do tribunal. O time de advogadas é composto por Britt Robertson (Girlboss), Jasmin Savoy Brown (The Leftovers) e Susannah Flood (Chicago Fire).

Objetos Cortantes

Estreia em junho

A adaptação televisiva do primeiro livro da elogiada autora Gillian Flynn, Objetos Cortantes, será protagonizada por Amy Adams, atriz indicada cinco vezes ao Oscar.

A série conta a história da repórter Camille Preaker (Adams), que retorna a contragosto para sua cidade natal a fim de investigar os assassinatos de duas garotas pré-adolescentes. A jornalista, que acaba de sair de um hospital psiquiátrico, precisa conviver com a mãe hipocondríaca e a meia-irmã que mal conhece. Encomendada pela HBO, a série de oito episódios será dirigida por Jean-Marc Vallée (Big Little Lies). 

 A Amiga Genial – Série Napolitana

Estreia em 2018, ainda sem data divulgada

Elena Ferrante vendeu mais de 5 milhões de livros pelo mundo com a história de Lila e Lenu, duas personagens femininas complexas e incrivelmente sensíveis. A força da narrativa inspirou os produtores da HBO italiana que já estão produzindo uma temporada inspirada no primeiro livro da série, A Amiga Genial. Previstos para 2018, mas ainda sem data de lançamento, os episódios serão gravados em Nápoles. O elenco ainda não foi divulgado, mas o diretor da série, Saverio Constanzo, declarou que pretende escalar atrizes locais. A misteriosa Elena Ferrante, que não divulga sua verdadeira identidade e só se pronuncia sob o pseudônimo de Elena Ferrante, está envolvida na produção do roteiro. A primeira temporada da série, ainda sem nome confirmado, terá 8 episódios que darão conta dos acontecimentos do primeiro livro, que narra a infância das amigas Lila e Lenu. A expectativa é que os outros três livros da tetralogia também sejam filmados.

Maniac

Estreia em 2018, ainda sem data divulgada

Novo projeto de comédia da Netflix, Maniac traz as a história de dois pacientes internados em uma instituição psiquiátrica que precisam usar sua imaginação para escapar da brutal realidade que vivem. A ideia se baseia em uma série de televisão norueguesa homônima, de 2014. Emma Stone e Jonah Hill viverão os protagonistas dessa trama que promete boas doses de humor ácido. 

Pose

Estreia em 2018, ainda sem data divulgada

Com o maior elenco transgênero da história da televisão norte-americana, a série vai mostrar como é a vida e a sociedade de Nova York da década de 1980, com a descoberta da AIDS, a era Regan e os conflitos da época.

O seriado será estrelado por MJ Rodriguez (Luke Cage, Nurse Jackie), Indya Moore (Saturday Church), Dominique Jackson (Elektra), Hailie Sahar (Mr. Robot) e Angelica Ross (Transparent), todas atrizes trans vivendo personagens trans. Além do elenco, a série do canal FX também terá pessoas trans dirigindo episódios.

 

Créditos

Imagem principal: Divulgação

matérias relacionadas