Aqui na Índia de todos os santos, vi o próximo ficar distante e o distante ficar próximo.
“…Eu vim da Bahia
Mas eu volto pra lá
Eu vim da Bahia
Mas um dia eu volto pra láaaaaa…”
Comecei a escrever esse post e o ITunes disparou o João Gilberto cantando “Eu vim da Bahia”, música do Gilberto Gil, que todo mundo já ouviu pelo menos uma vez na vida. Trilha perfeita!
Pela primeira vez moro fora do Brasil. Mudei para o norte da Índia há 8 meses, com a minha filhota que fez 3 anos aos pés do Himalaia, a Grazielucha para os íntimos. Aqui na Índia de todos os santos, vi o próximo ficar distante e o distante ficar próximo. Tenho pouco contato com os brasileiros e budistas como eu, que moram por aqui. E para minha feliz surpresa, fiz bons amigos indianos hindus, sikis, muçulmanos, e alguns estrangeiros americanos, alemães e australianos, budistas, judeus ou agnósticos. Legal ver que o que une a gente não é idioma, cor ou religião, mas o coração, e sentir de novo essa coceguinha gostosa que faz no coração quando a gente encontra uma pessoa que gosta. Os indianos são educados, generosos, espiritualizados, muito gente fina, do tipo que sorri para dizer oi e olha no olho quando conversa. A maioria dos estrangeiros que eu conheço, estão por aqui há 5, 10, 15 anos ou mais, e se apaixonaram pela Índia. Ao contrário do que eu imaginava, não são hippies sujões que vivem no "dolce far niente" ou fogem do trabalho e das responsabilidades. Ralam para caramba e ainda são comprometidos em ajudar a comunidade onde moram. Esses são alguns trabalhos bem bacanas made in India:
Eternal Creation é uma marca de roupas e acessórios super estilosos, para bebês, crianças e mulheres. A estilista e criadora da marca é a Frances, uma australiana que une criatividade com uma técnica impecável de alfaiataria. A Frances veio para cá como voluntária em 1994, para treinar refugiados tibetanos em design e alfaiataria. Se apaixonou pela Índia, fez um empréstimo de U$5mil com o pai e montou a Eternal Creation, associada à organização tibetana Gu-Chu-Sum , que abriga ex-prisioneiros, muitos vítimas de tortura nas prisões chinesas.
A marca cresceu, e abriu o Himalaya Tailoring Centre, em Dharamsala, cidade onde mora o Dalai Lama, e hoje é umas das maiores empresas privadas geradora de empregos na região. As roupas são confeccionadas de maneira artesanal, com estampas lindas escolhidas a dedo pela Frances, ou criadas pelo Rory, marido dela que cuida da parte impressa da marca como fotógrafo e designer dos catálogos e do site. Os filhos do casal são modelos oficiais da Eternal Creation. A Graziela fez sua estréia como modelo com o pé direito, para o catálogo de verão de 2010. A marca é comercializada pela internet e em mais de 200 lojas na Australia, Europa e Asia. Gostou? Quer representar a Eternal Creation no Brasil? Me escreve que eu passo os contatos da Frances e do Rory.
Vai lá!
Dra. Bárbara é médica, formada pela universidade de Viena e mora na Índia há mais de 20 anos. Ela é do tipo de mulher que impõe tanto respeito que até assusta. Veio para cá nos ano 70 estudar yoga e conheceu o marido, o baba Krishan Nath, em baixo da árvore onde ele morava. Sim, na Índia alguns babas e homens santos moram em baixo de árvores! Casou, teve um filho e voltou com a nova família para Viena para estudar homeopatia e acupuntura com grandes mestres, tendo em mente voltar para a Índia e ajudar a comunidade local. Teve uma filha e o marido adoeceu e morreu. Montou a Nishta em homenagem ao marido, uma organização com princípos holísticos sem fins lucrativos que ajuda a população local. A Nishta oferece tratamento médico gratuito diariamente para mais de 60 pessoas, em uma clínica construída com dinheiro de doações. Eu já fui lá com a Graziela, quando ela caiu de bicicleta e se machucou, e fomos super bem atendidas.
A clínica trabalha com homeopatia e ayurveda, e alguns remédios são feitos pela equipe da dra. Bárbara. Como a Nishta é uma organização holística, eles trabalham na árera educação, profissionalização e prevenção. Uma iniciativa muito simples e eficiente é oferecer água filtrada para a população local. Água aqui é um problema sério, sei de história de gente que morreu por tomar água contaminada. As mulheres recebem atenção especial da dra. Bárbara, que tem projetos com mães solteiras e viúvas, pessoas maldosamente discriminadas na sociedade indiana. E isso é só um pouco do que a dra. Bárbara faz. Uma notícia legal é que ela vai para o Rio de Janeiro em 2010. Eu aviso aqui no blog quando ela for para o Brasil. E se algum médico ou médica estiver interessado em trabalhar como voluntário na Índia, a clínica está precisando. Quem quiser conhecer mais o trabalho da Bárbara, o site é http://www.nishtha-hp.org
Didi Contractor é uma artista e designer americana que mora na Índia desde 1952. Ela constroe casas ecologicamente corretas com material e mão de obra local. As casas são rústicas e de super bom gosto.
Sidhbari Design, é uma empresa de internet criada pelo Brian, americano que mora aqui há 10 anos. Ele tem um alto nível de conhecimento técnico, cria e programa sites para empresas, projetos locais e monastérios, com qualidade internacional e preço local. O trabalho do Brian possibilita a inclusão digital para as iniciativas locais. Quem me apresentou para ele foi o meu macintosh. É estranho mas é verdade. O meu mac deu um pau na placa mãe que precisou se trocada, e graças ao Brian consegui descobrir que era um problema de fabricação dos computadores do mesmo ano que o meu e arrumei o meu computador de graça. http://www.sidhbari.com/
Ekno Experience é uma empresa de turismo criada pela australiana Sharon, minha visinha super do bem. A Ekno Experience é especilalizada em viagens com um perfil espiritual e social pela Índia e Nepal. Entre outras coisas, a Ekno Experience promove todos os anos um tour pelo Ladakh, para levantar dinheiro para o Thosamling, manastério de monjas e mulheres budistas.
Outra iniciativa da Sharon é organizar “turismo social” em parceria com ONGs locais, em que as pessoas podem trabalhar como voluntárias na região. É uma maneira do turista conhecer profundamente o estilo de vida da população. A Sharon afirma com a maior convicção: “a Índia é um lugar com muitas oportunidades”.
Vem já para cá!
www.eknoexperience.com
E, eu? Bom, eu conto essas histórias! Dar voz e visibilidade para essas iniciativas também ajuda! E espero expandir os negócios em 2010!
Feliz e próspero ano novo a todos!! E eu fico por aqui, cantando:
“…Eu vim de São Paulo
Mas eu volto pra lá
Eu vim de São Paulo
Mas um dia eu volto pra láaaaaa…”