Blog cria surto de loucura

por Nina Lemos
Tpm #98

Viver a vida: o mundo surtou de vez, tem quem ache que a Luciana, Alinne Moraes, existe

Personagem da novela ganha blog onde “fala” em primeira pessoa, gerando uma epidemia de maluquice nos brasileiros,que passaram a se comunicar com a Luciana como se ela existisse. Chamem os homens de branco!

Na novela Viver a Vida, a personagem Luciana, interpretada por Alinne Moraes, tem um blog. Tá, beleza. E, claro, a TV Globo teve a ideia de fazer o blog na vida real. Tá, beleza. Em Sonhos de Luciana, a personagem fala em primeira pessoa, como se existisse. E é aí que as coisas ficam estranhas. Luciana fala tanto sobre assuntos que possam interessar a deficientes físicos quanto sobre sua vida pessoal. Só que, escuta, ela é uma PERSONAGEM. E personagem, como se sabe, não tem vida. Ela foi inventada, lembra?

E é aí que começa a loucura. As pessoas conversam com a personagem como se ela fosse uma pessoa! Sabe aquela história da velhinha que encontra a atriz no supermercado e dá uma bronca porque ela brigou com o galã? Pois é.

Cada post de “Luciana” tem mais de cem comentários. Em um deles ela conta que é difícil não tomar banho sozinha e que o que mais a anima é o amor do Miguel (Mateus Solano). É bizarro. Mas a prova de que o país vive uma epidemia de loucura está aqui:

“Oi, Luciana. Estou adorando o progresso que você vem fazendo ao longo desse tempo de tetraplegia. Outro dia, o Miguel explicou como é que você consegue mexer os braços. Mas ainda tenho uma dúvida: por que você não abre as mãos? Responda pra mim, tá?”

Não, a Luciana não vai responder porque não é ela que faz esse blog!

Há na psicanálise um termo chamado princípio de realidade. É ele que nos faz separar a fantasia do real, os limites etc. E, depois de ver esse blog, constato que o Brasil está sofrendo uma falta coletiva de princípio de realidade! Veja este outro:

“Oi, Luciana, achei muito especial você contar seu dia a dia aqui! Espero que continue com essa força para se sentir cada vez melhor. Não deixa o Miguel fugir, ele parece um cara bacana que estará sempre a seu lado porque ele te ama. Quando você estiver por baixo, pensa assim: seus pais te amam, sua irmã, Mia, te adora, sua irmã, Isabel, te adora à sua maneira, e Miguel, o seu maior amor, estarão sempre lá para te apoiar. Beijos para sua família”.

Gente, ela não vai mandar beijos para a família porque aquela não é a família dela! É de mentirinha! No fim, uma visita ao blog Sonhos de Luciana parece uma visita a um hospício. São todos uns loucos falando com gente que não existe. Desculpe repetir, mas... o mundo acabou.

 

fechar