Conheça o ModaFusion, que exporta a moda dos morros cariocas e tem o apoio de Carla Bruni
"Moda ética é a moda que trabalha em cima de três conceitos básicos: respeito ao ser humano com o comércio justo; respeito à natureza, com a escolha de matérias-primas ecologicamente corretas; e a proteção cultural com a valorização das técnicas locais", explica a designer Andrea Fasanello, uma das criadoras do projeto ModaFusion. Na prática, o que isso quer dizer? Que o projeto trabalha em prol do desenvolvimento local em favelas do Rio de Janeiro, divulgando a moda criada por cooperativas, ONGs e associações dos morros cariocas.
Criado em 2005, o ModaFusion surgiu depois que Andrea conheceu a francesa Nadine Gonzalez, jornalista de moda. "Fomos apresentadas por um amigo em comum exatamente por causa das nossas ideias em comum", conta. "Ambas tínhamos essa intuição de que a moda das favelas era o que havia de mais interessante sendo feito por aqui. Então montamos a ModaFusion." As comunidades são escolhidas por sua originalidade, e com o apoio das maiores escolas francesas de moda, a IFM e a Esmod, o projeto faz workshops com estilistas recém-formados e ensina os conceitos da tal moda ética.
Quando a primeira-dama francesa, a modelo e cantora Carla Bruni, veio ao Brasil, em dezembro do ano passado, visitou o projeto. "Por sermos uma associação franco/brasileira, o governo francês escolheu nosso projeto para ser apresentado a ela. Como ainda por cima trabalhamos com moda e nas comunidades, eles acharam que seria um assunto pertinente e interessante". Desde então, ela é a madrinha do projeto.
E o que Andrea acha da onda atual de moda ecológica? "O que eu posso achar? Muito bom. Contanto que os problemas sociais sejam prioritários! Ainda é um mercado pequeno e raramente se encontra uma marca 100% ecológica. Mas um pouco é melhor. Muito melhor. Do que nada!" A designer não vê um paradoxo entre o consumo fashion e a sustentabilidade. "Buscar a sustentablidade é uma arma para o consumo consciente e responsável que as pessoas estão sentindo necessidade de fazer hoje em dia."
Para conferir as peças das coleções e saber mais sobre o projeto, visite o site do ModaFusion. A última coleção, que só foi comercializada na Franca, tinha peças que custavam em torno de R$ 150 e R$ 300.