Ricky Ribeiro
De um duro diagnóstico, nasceu uma grande iniciativa
Há dez anos, Ricky Ribeiro chegava de Barcelona, onde fez mestrado em sustentabilidade, quando percebeu que seu fôlego, força e resistência na prática de esportes tinham mudado. Ricky tinha 28 anos e recebia o que poderia ter sido uma sentença: o diagnóstico de ELA (Esclerose Lateral Amiotrófica), doença do sistema nervoso que enfraquece os músculos e afeta as funções físicas.
Para adaptar-se à nova realidade, o administrador – à época cadeirante – pesquisou o termo “mobilidade” e só encontrou informações dispersas. Dessa deficiência, nascia o Mobilize Brasil, portal sobre mobilidade urbana sustentável (de calçadas acessíveis a um transporte público de qualidade).
A progressão da doença fez com que hoje, aos 38 anos, Ricky viva acamado e se comunique através de um leitor óptico para escrita e com um programa que transforma texto em voz. Condição que não o impediu de coescrever o livro Movido pela mente (2017). “Quero inspirar as pessoas a não desistir nunca. Recebi uma sentença de morte e me recusei a cumpri-la. Pelo contrário, a noção da brevidade da vida aumentou meu desejo de deixar um legado e me dedicar a algo que faça sentido para mim.”
LEIA TAMBÉM
MAIS LIDAS
-
Trip FM
Nos últimos dias da Eldorado, a visão de quem faz a rádio dos melhores ouvintes
-
Trip
Diário de classe: como educar meninos na era Red Pill
-
Trip FM
A incrível trajetória do arquiteto que projetou Itamambuca
-
Tpm
Tem um minuto para a palavra do lazer?
-
Trip
5 livros para ler de graça no MEC Livros
-
Trip
Repara a bagunça
-
Trip FM
Senna, Agente Secreto e Hamlet: as muitas vidas de Gabriel Leone