À frente da Banda Calypso, são precursores de um inovador modelo de negócios em meio à maior crise da indústria fonográfica

O casal Chimbinha e Joelma não apenas inventou um novo estilo musical com sua Banda Calypso, como também foi precursor de um inovador modelo de negócios em meio à maior crise da indústria fonográfica - que se tornou objeto de estudo do jornalista americano Chris Anderson, da revista Wired, e da Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro. Sem o apoio de gravadoras, eles davam CDs para as rádios de poste de Belém (que transmitem em alto-falantes nas ruas) para divulgar suas músicas e fecharam acordo com uma distribuidora que os repassava a lojas e camelôs. Deu certo. Eles venderam mais de 12 milhões de cópias e fizeram girar forte a roda da economia Brasil afora. Paralelo aos shows, Joelma e Chimbinha abriram em setembro de 2008 a grife Calypso Vest, na cidade de Almeirim, de 36 mil habitantes. Foi a concretização de um sonho antigo de Joelma, de melhorar as condições de vida em sua terra natal. Além de gerar empregos, a confecção – montada de forma não poluente – oferece capacitação profissional, contratando especialistas em estamparia e demais técnicas têxteis para qualificar a mão de obra local. O casal ainda estende sua atuação social para a promoção de shows beneficentes e campanhas de arrecadação de doações para populações carentes.