William Shatner in the sky with diamonds

por Alexandre Potascheff

Conheça o lado B do Capitão Kirk, da série Star Trek

Acho que a maioria das pessoas lembra do ator William Shatner, imortalizado no cinema e na televisão no papel do Capitão Kirk, da série Star Trek. O que nem todo mundo sabe é que nas horas vagas o comandante da nave Enterprise gostava de cantar. Ou melhor, de interpretar as letras de canções em cima de suas melodias.

Ele gravou um disco em 1968 que virou, ao longo dos anos, um item da cultura cult, o álbum The Transformed Man, que conta com versões bem particulares para clássicos como “Lucy in the Sky With Diamonds” e “Mr. Tambourine Man”. E tem uma boa razão para o disco ter virado atração cult. É que não fica claro neste trabalho se ele estava apenas se divertindo e tirando um sarro, ou se ele realmente estava levando a sério e achando que estava fazendo um bom trabalho.

O fato é que em 2004 ele se juntou com mais alguns músicos, entre eles o multi-instrumentista Ben Folds, e conseguiu fazer um álbum bem bacana, intitulado Has Been. Assim como no disco anterior, Has Been tem algumas faixas bem estranhas, com o Shatner declamando poemas de autoria própria onde ele realmente se abre e trata de assuntos bem particulares, um grande desabafo mesmo. Mas no geral o disco tem um ritmo muito legal e as letras das músicas são bem engraçadas. Aliás, uma das características mais importantes do Has Been é que desta vez o humor contido no disco é intencional, ao contrário do que foi feito no disco anterior, o The Transformed Man.

Vale a pena conhecer essa outra faceta do Capitão Kirk, vulgo William Shatner, principalmente as canções “Common People”, “Ideal Woman” e “Real”.

Common People:

Lucy in the Sky With Diamonds:

fechar