Logo Trip

Vai ser show

O surf brasileiro vive bom momento

Por Redação

em 21 de setembro de 2005

COMPARTILHE facebook share icon whatsapp share icon Twitter X share icon email share icon

Tradicionalmente, essa é a fase do Tour na qual os brasileiros obtêm os melhores resultados, mas, este ano, o desempenho foi além das expectativas.
Antes de mais nada, porque, antes da chegada do circuito ao velho continente, nosso desempenho estava terrível. Na divisão de acesso WQS (World Qualifying Series), ranking que tem garantido uma crescente participação brasileira no mundial, apenas quatro atletas do país figuravam entre os 15 que sobem para a primeira divisão e alguns dos mais cotados estavam longe da zona de classificação. E no WCT (World Championship Tour), a elite mundial, a maioria dos representantes do país se embolava nas últimas colocações e apenas Peterson Rosa figurava entre os 28 que garantem a vaga na próxima temporada.
A familiaridade com o povo e a similaridade das ondas européias com as nossas mais uma vez fizeram diferença e marcamos presença no pódio em todas as etapas disputadas entre Portugal, França e Espanha. Foram três títulos e dois vice-campeonatos divididos entre Fabio Gouveia e os irmãos Teco e Neco Padaratz, sendo este último o maior destaque.
Ausente em três das nove etapas do WCT disputadas até aqui devido a uma hérnia de disco na coluna, a vitória na França e o segundo lugar na Espanha o alçaram à 18ª colocação, entrando na zona de classificação pela primeira vez na temporada. Ambas as finais foram disputadas com seu amigo e rival de longa data, o havaiano Andy Irons, atual líder e com ampla vantagem no ranking, com quem compete desde as categorias juniores.
Há anos a ASP (Association of Surfing Professionals) vem ajustando o modelo da competição com o objetivo de atender aos anseios dos competidores, dos patrocinadores e do público, não necessariamente nessa ordem.
Um grande pacote de direitos para o televisionamento viabilizou a realização de etapas em lugares mais remotos e com melhores ondas, os patrocínios subiram, a premiação com eles, e o resultado é o que vem sendo chamado, desde o ano passado, de Dream Tour.
O sonho foi interrompido no dia 11 de setembro no ano passado, mas este ano, apesar da estúpida tragédia há duas semanas em Bali (onde se encontram algumas das melhores ondas do planeta e o circuito está ausente há quatro devido à instabilidade política), a temporada caminha para um desfecho elogiável.
É nesse clima que os melhores do mundo chegam ao Brasil. O palco escolhido foi Saquarema, Rio de Janeiro, que pela primeira vez recebe uma etapa do WCT. A mudança da habitual locação, a Barra da Tijuca, se deve às especiais condições do mar de Itaúna, uma das melhores ondas, se não a melhor, do Brasil.
A competição começa hoje e tudo indica que os melhores do mundo vão poder demonstrar toda sua habilidade, o mar está grande. O ?time? brasileiro tem o reforço de quatro atletas, dois convidados, o local Raoni Monteiro e o atual campeão brasileiro Tânio Barreto, além de Danilo Costa e Léo Neves que substituem alguns rankiados ausentes.
Faltando ainda duas provas no Havaí, uma combinação de resultados pode garantir o título mundial a Andy Irons aqui no Brasil, assim como já aconteceu com Sunny Garcia, Mark Occhilupo e duas vezes com Kelly Slater, que, depois de confirmar presença, não embarcou para o Brasil.

Eco Challenge
Apenas 23 das 81 equipes participantes concluíram a nova e mais difícil edição da corrida de aventura disputada em Fiji, entre elas as brasileiras Canon Quasar Lontra (10ª) e a EMA Brasil (19ª).

Short Adventure
A segunda etapa do circuito de corrida de aventura rápido será entre as praias da Baleia e Una, SP, neste sábado.

WQS
Disputado em Florianópolis, SC, o Petrobrás Open Surf reuniu 128 atletas de 9 países. O sul-africano Travis Logie venceu a etapa, Guilherme Herdy (3º) e Renan Rocha (4º) foram os melhores brasileiros.

Pioneiro
O Sr. Thomas Rittscher, o primeiro surfista do país, recebe amanhã o título de cidadão santista.

PALAVRAS-CHAVE
COMPARTILHE facebook share icon whatsapp share icon Twitter X share icon email share icon

LEIA TAMBÉM